Aerosmith



INÍCIO


FUTPEDIA


MUSICPEDIA


GANTRAX RACING TEAM



O Aerosmith é o rock em pura essência, criando e renovando seu próprio estilo e influenciando filmes, novas bandas, estética e tendência do rock'n'roll. Por 30 anos eles vêm vivendo o rock tão intensamente quanto compõe suas músicas. As baladas, riffs e inovações mais marcantes dessas três décadas foram em sua maioria feitas pelo quinteto americano.

Aerosmith surgiu em 1969 da junção de duas outras bandas: Chain Reaction de Steven Tyler (cujo nome artístico na época era Steve Tallarico) e The Jam Band de Joe Perry. Assinaram seu primeiro contrato com a Columbia Records em 1972 e, logo em seguida, gravaram e mixaram seu primeiro disco em apenas duas semanas. Desde então, venderam mais de 100 milhões de discos em 23 álbuns e uma coleção de prêmios (Grammys, American Music Awards, Billboard Awards, MTV Awards).


Temas como "Sweet Emotion" e "Walk This Way" afirmam um novo estilo de rock, de som cru e puro, um pouco distinto do heavy dominante dos Led Zeppelin e dos Black Sabbath. O disco seguinte, Rocks (1976), manteve-se na linha de sucesso dos antecessores e Draw the Line (1977) e Live! Bootleg (1978) marcam uma fase de maturação do grupo, a que ficam associdados os primeiros rumores de adições ao álcool e às drogas no seio da banda.

 A parceria Perry-Tyler acabou em 1979 e junto com ele sai Brad Whtiford, após o lançamento de Night in the Ruts (1979).

Já com um novo alinhamento (os guitarristas Rick Dufay e Jimmy Crespo juntaram-se à banda), é lançado um Greatest Hits (1980) que regista vendas acima dos 6 milhões de cópias. Em 1982, surge um dos maiores fracassos comerciais do grupo, Rock in a Hard Place.

Após uma fase conturbada, eles voltam a se reunir em 1984. Desde então, firmaram a cada lançamento sua posição de representantes definitivos do rock'n'roll. Afinal, eles são os responsáveis por inserir na música algumas das novas tendências, como em 1972 quando lançaram a lentinha "Dream On" e colocaram no mercado a primeira "power ballad" que alcançou o topo das paradas rapidamente e a fusão de rock e rap foi vista pela primeira vez com o lançamento de "Walk This Way" em 1986. O álbum Permanent Vacation (1987), o primeiro em que os Aerosmith aceitam a colaboração de outros compositores, vende 3 milhões de cópias e inclui alguns dos maiores êxitos da banda como "Dude (Looks Like a Lady)" (prémio MTV na categoria de Melhor Vídeo de Grupo), "Rag Doll" e "Angel". Depois, continuou a senda de sucesso da banda com Pump (1989), 4 milhões de cópias vendidas e mais prémios. "Love in an Elevator" e "Janie's Got A Gun" são exemplos de canções premiadas pela MTV (Melhor Vídeo Hard-Metal e Escolha dos Espectadores) e com um grammy.

Com o passar dos anos, Aerosmith continuou a colecionar sucessos e discos de platina. E honrando sua coleção de discos de hits, eles ainda conseguiram manter a formação original da banda com Steven Tyler nos vocais, Joe Perry na guitarra solo, Brad Whitford como guitarrista base, Tom Hamilton no baixo e Joey Kramer na bateria. Todos os mesmos músicos que compareceram às gravações do primeiro álbum, há mais de três décadas.

A década de 90 colocou-os novamente no topo da popularidade mundial graças ao álbum Get A Grip (1993), que incluiu temas como "Living on the Edge" (vencedor de um grammy e de um prémio MTV), "Cryin'", "Crazy" e "Amazing". Fator determinante para grande parte do êxito do grupo foram os videoclips que acompanharam cada um dos singles e que passaram com insistência na estação televisiva MTV.

Após a edição da coletânea Big Ones (1996), surgiu, em setembro de 1997, Nine Lives, álbum que incluiu "Falling in Love (Is Hard on the Knees)", vencedor do prémio MTV na categoria de Melhor Vídeo Rock, e ainda temas como "Pink" ou "Hole in My Soul". Nesse mesmo mês saiu a autobiografia do grupo, Walk This Way, que rapidamente se transformou num best-seller.

Em 1998 a banda viu-se envolvida em alguns acidentes. Steven Tyler magoou-se seriamente num joelho durante um concerto em Anchorage, no Alasca, enquanto que Joey Kramer sofria um acidente de automóvel que lhe causaria queimaduras de segundo grau nos braços. Consequentemente, o grupo via-se obrigado a adiar muitos concertos. 

Entretanto, o grupo contribuiu para a banda sonora do filme Armaggedon com o grande êxito "I Don't Want to Miss a Thing". Este tema foi ainda galardoado com o prémio MTV para Melhor Vídeo de um Filme. Outras canções incluídas na banda sonora foram "What Kind of Love Are You On?", "Sweet Emotion" e "Come Together". Seguiu-se A Little South of Sanity (1998), um registo ao vivo, e em 2001 o grupo regressou com o single Jaded, cujo lado B incluiu o tema "Angel's Eye", da banda sonora do filme Charlie's Angels (2001).

O disco Just Push Play (2001) foi um registo de sonoridade moderna, numa tentativa de retomar o trilho do sucesso do passado. O disco teve breves passagens pelas tabelas de vendas, minorando o mediatismo em trono do grupo e trazendo alguma letargia comercial aos Aerosmith. Ainda assim, o single "Jaded" teve algum êxito. 

Em 2004, o Aerosmith fez uma jornada às suas raízes com o lançamento de "Honkin' On Bobo". O disco nasceu no final de 2003 durante a turnê em conjunto com o Kiss e a jam especial de blues que acontecia nos shows. Uma volta ao passado e um passo para o futuro. Em sua homepage oficial eles lançaram um jogo interativo, nos moldes de realidade virtual, para os fãs passearem pelo mundo do Aerosmith.


E o melhor? Eles continuam loucos e apaixonados pelo que fazem até hoje. O segredo da longevidade é o rock'n'roll 


AEROSMITH - FUTPEDIAMUSIC SELECTION


No botão abaixo, estarão disponíveis 20 músicas para download.

Necessário descompressor/extrator de arquivo .zip ou .rar

Disponível também em Spotify


AEROSMITH - FUTPEDIAMUSIC SELECTION


REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS