Ben Harper
Benjamin Chase "Ben" Harper (Claremont, Califórnia, 28 de outubro de 1969) é um DJ e músico norte-americano.
Nascido na Califórnia, Ben Harper cresceu a ouvir blues, folk, soul, R&B e reggae. Aprendeu a tocar guitarra ainda criança e montou diversas bandas em sua adolescência, sempre influenciado por nomes como Blues Traveler, Hootie & the Blowfish, Phish e Taj Mahal. Ben é religioso, passando sempre assim, uma mensagem cristã nas suas músicas.
Sua carreira profissional como artista solo começou em 1994 com "Welcome To The Cruel World". Em seguida foram lançados "Fight For Your Mind" (1995), "The Will To Live" (1997) e "Burn To Shine" (1999).
Uma caixa especial intitulada "CD Box Collection", contendo os 3 primeiros álbuns de Harper saiu em 2000 e, no ano seguinte, chega o duplo ao vivo "Live From Mars". O disco foi dividido em um elétrico e outro mais acústico e traz os maiores 'hits' do músico como "Excuse Me Mr.", "Steal My Kisses" e "Pleasure And Pain".
Seu sexto trabalho chama-se "Diamonds On The Inside" (2003). O álbum é uma mistura de heavy, funk e folk. Ao lado dele estão The Innocent Criminals, formado pelo baixista Juan Nelson, o percussionista Leon Lewis Mobley e o baterista Oliver Charles. Os destaques foram "With My Own Two Hands", "Everything", "Amen Omen", além da própria faixa-título.É também conhecido como o padrinho de Jack Johnson, pois foi quem o descobriu e o indicou para uma grande gravadora. Em 2007 gravou em parceria com a cantora brasileira Vanessa da Mata a canção "Good Luck". Em 2008, formou a banda Ben Harper & Relentless 7, e excursionará também em 2009 com a banda Pearl Jam e em 2015, voltou a trabalhar com a The Innocent Criminals.
Em 12 de fevereiro de 2016, Harper lançou (como um vídeo no YouTube) o single "Call It What It Is", primeira faixa retirada de seu álbum de estúdio Call It What It Is , lançado em 8 de abril de 2016.
Em Julho de 2019, Ben Harper lançou "Uneven Days", primeira música solo desde o álbum de 2016, "Call It What It Is", lançado com a banda Innocent Criminals. Agora o hiato é menor, o cantor e compositor regressa de um silêncio de quase um ano com novo single. Já disponível nas plataformas digitais, "Don't Let Me Disappear", canção produzida por ele em parceria com Ethan Allen, representa para o músico "uma linha tênue entre solidão, isolamento e invisibilidade".
Depois de publicar um videoclipe todo em preto e branco, há duas semanas, dirigido por Kristin Sudeikis e Gabriel Judet-Weinshel, na última sexta-feira (29 de maio), Harper foi convidado para participar, direto de casa, nos Estados Unidos, do programa de TV italiano "Propaganda Live". Na ocasião, ele expressou seus sentimentos sobre o caso George Floyd - o afro-americano de 46 anos que perdeu a vida depois de ser algemado e agredido pela polícia em Minneaopolis, Minnesota. Harper apresentou o novo single, "Don't Let Me Disappear". "Quando a violência assume, a arte acalma os espíritos e harmoniza tudo", essa pelo menos é a esperança de quem dedicou a vida inteira à arte.
Em 9 de junho de 2021, o baixista de longa data, colaborador e membro do Innocent Criminals de Harper, Juan Nelson, morreu aos 62 anos. Harper prestou homenagem a ele, afirmando no Twitter: "Amado marido, pai, gênio musical, membro da banda BHIC de 27 anos, e o melhor homem que já conheci. É quase impossível para mim expressar essa dor e perda em palavras. Descanse na Glória, nosso amado Reverendo Juan. Nenhuma causa de morte foi confirmada.
Em 22 de julho de 2022, Harper lançou o álbum Bloodline Maintenance . O álbum é dedicado à memória de Juan Nelson.
BEN HARPER - FUTPEDIAMUSIC SELECTION
No botão abaixo, estarão disponíveis 15 músicas gratuitas para download
Necessário descompressor/ extrator de arquivo .zip ou . rar
Também disponível em Spotify