Campeonato Argentino - Era Amadora - 1891

16/02/2023

INTRODUÇÃO


A primeira edição do Campeonato Argentino ocorreu em 1891. É a primeira liga de futebol no mundo a ser realizada fora da Europa. O Campeonato Argentino é o terceiro campeonato mais antigo do mundo, perdendo apenas para Inglaterra e Holanda, e o campeonato mais antigo do mundo fora da Europa.

O torneio foi organizado pela Argentine Association Football League, que teve F.L. Wooley como seu presidente. Essa foi a única edição organizada por esta associação, já que a Argentine Association Football League foi dissolvida no ano seguinte, em 1892, e por este motivo o Campeonato Argentino de 1892 não foi realizado. 

Em 1893, a Argentine Association Football League seria refundada, porém seria presidida por Alejandro Watson Hutton, tornando-se antecessora histórica da AFA (Asociación del Fútbol Argentino).


PARTICIPANTES E FORMATO


O Campeonato Argentino foi disputado por 5 equipes: Belgrano F.C., Buenos Aires and Rosario Railway, Buenos Aires Football Club, Old Caledonians e Saint Andrew's. Apenas as equipes da capital Buenos Aires disputaram o torneio

O sistema de disputa é o tradicional sistema de pontos corridos que conhecemos atualmente, com as equipes se enfrentando entre si em turno e returno. A vitória valia 2 pontos, o empate 1 ponto e a derrota nenhum ponto.

O campeonato foi disputado entre 12 de abril e 6 de setembro de 1891. A tabela final encontra no quadro abaixo:


DISPUTA DE MEDALHAS


Ao final da temporada, Old Caledonians e Saint Andrew´s chegaram empatados em números de pontos. Com isso, foi necessária uma partida-desempate entre as duas equipes. 

A partida foi disputada em 13 de setembro de 1891, e o resultado foi vitória do Saint Andrew´s na prorrogação por 3 a 1, vencendo a disputa das medalhas e consequentemente, o título argentino


Equipe do Saint Andrew´s, a primeira equipe a conquistar o Campeonato Argentino
Equipe do Saint Andrew´s, a primeira equipe a conquistar o Campeonato Argentino

CAMPEÃO:


Saint Andrew's

1º Título

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: