Como surgiu o futebol? - Parte 5 - Calcio Storico

10/07/2022


PÁGINA INICIAL


FUTPEDIA


MUSICPEDIA


GANTRAX RACING TEAM



Em 17 fevereiro de 1530, na Piazza Santa Croce, em Florença, ocorreu um dos desafios mais importantes da República Fiorentina ao Imperador Carlos V, quando a população sitiada por muitos meses pelas tropas imperiais, em desafio e para mostrar aos soldados que eles tinham força suficiente, iniciou um jogo de futebol (Calcio em italiano), dando a impressão de não considerarem o exército do Império digno de atenção.

Essa evocação histórica, esse jogo folclórico, é lembrado e celebrado em Florença até hoje, mas com aplicação de poucas regras e como uma forma de um desafio, jogado pelos quatro distritos históricos de Florença . 

O Futebol "histórico" de Florença, que eu faço a tradução livre em português como FUTEBOL MEDIEVAL, também é chamado de Calcio em traje ou Futebol de libré, por causa dos trajes com que são vestidos os seus protagonistas.

 

Na segunda metade do século XV, o futebol se espalhou pela população, foi praticado em toda parte. Muitas vezes era momento de alegria e diversão e até mesmo motivo de perturbação, com ruídos e gritos. Só havia respeito pela santidade de igrejas ou lugares de especial importância, que exigiam a paz e tranquilidade. Para tanto, foram aplicados pela cidade, nas paredes de alguns locais identificados e à vista de todos, os "posters", neste caso de pedra, que determinavam a proibição de jogar bola. Neles está escrito: "Não jogar bola sob penas severas para os infratores ". Sinais que resistiram assim ao tempo, pois ainda hoje alguns desses "posters" são identificados nas fachadas dos prédios em Florença.

O jogo era tão popular que em janeiro de 1490, sendo o Arno completamente congelado, foi liberado o jogo no meio do rio congelado!  

Regras




Dois times de 27 jogadores, ou calcianti, lutam para levar uma bola até o gol do adversário, que fica no lado oposto de um campo com aproximadamente 40m de largura por 80m de comprimento. Além desse objetivo básico, até mesmo os atletas têm dificuldades de explicar os detalhes, dizendo que o esporte tem "três ou quatro regras".

Com a natureza caótica do jogo, é difícil dizer quando as regras foram quebradas - pelos torcedores e até mesmo pelos juízes. Mas, quando constatadas, violações flagrantes resultam em expulsão.

As restrições essenciais são:

- Não atingir o adversário por trás (atingir significa não dar socos, chutes ou coisas do tipo; empurrões no estilo rúgbi, ou os tackles do futebol americano, são permitidos).

- Não atingir o adversário que já está no chão. Mas você pode derrubar os oponentes, sem problemas.

- Não jogar dois contra um. Se um adversário já está disputando a bola com seu companheiro de equipe, você não pode tocá-lo a não ser que ele tenha a bola.

Os jogos duram 50 minutos, sem intervalos ou substituições. Se um jogador sair do campo, não poderá ser substituído. Perder um jogador nessas condições pode ser terrível, especialmente com o calor recorde no verão italiano deste ano. 

Calcio storico não tem muitas regras que limitam o contato, embora seja proibido bater um oponente por trás. Mas é permitido dar um tackle pelas costas do adversário ANSA / AP Photo
Calcio storico não tem muitas regras que limitam o contato, embora seja proibido bater um oponente por trás. Mas é permitido dar um tackle pelas costas do adversário ANSA / AP Photo

Declínio e retomada

O esporte, devido a sua brutalidade e violência, foi proibido de ser praticado, e as poucas vezes que foi praticado não foi praticado em eventos oficiais, não sendo relatado pelas crônicas da época. Seu retorno ocorreu em maio de 1930,  quando, para a festa do quarto centenário do Assédio de Florença, foi organizado um torneio entre os quatro distritos da cidade.

Os bairros históricos de Florença são os "brancos" do Espírito Santo, o "Azzurri" de Santa Croce, o "vermelhos" de Santa Maria Novella e do "Verde" São João. O prêmio, um bezerro branco Chianina.

Até hoje, o torneio acontece em três partidas, duas semifinais e uma final. O sorteio para as duas primeiras batalhas tem lugar no domingo de Páscoa, na manifestação da "Explosão do carro" na Piazza del Duomo. É jogado com 27 calcianti por equipe da seguinte forma: 5 Sconciatori, 4 primeiro empregadores e 3 empregadores atrás, e "15 corredores em três quadrilhas".

No dia do jogo ocorre o desfile histórico da República Florentina. Composto para a ocasião por 530 pessoas fantasiadas de roupas Renascentistas, refere-se ao mesmo período da história, recordando os figurinos e os braços da República, quando Florença era governada pelo povo.

Eis alguns alguns calcianti (jogadores) famosos: Cosimo I de 'Medici, Grão-duque da Toscana, Francesco I de Medici, Grão-duque da Toscana, Vincenzo Gonzaga, Duque de Mântua, Henry, Príncipe de Condé, Medici, o Papa Clemente VII, Alessandro de' Giulio de Médici, o Papa Leão XI , Maffeo Barberini e o Papa Urbano VIII.

É, portanto, em Florença, a origem de Futebol e de alguns esportes que já estão entre os mais famosos no mundo. O futebol que conhecemos hoje, o futebol americano, o rugby, tem origem ou foram inspirados por esta forma de "jogar bola".

OCORRE NO MÊS DE JUNHO E A PARTIDA FINAL É NO DIA 24 DE JUNHO, DIA DE SÃO JOÃO.


Referências Bibliográficas