Como surgiu o futebol? - Parte 8 - As Regras de Sheffield (1858-1862) 

12/07/2022


PÁGINA INICIAL


FUTPEDIA


MUSICPEDIA


GANTRAX RACING TEAM



As Regras de Sheffield eram um código de futebol idealizado e jogado na cidade inglesa de Sheffield entre 1858 e 1877. As regras foram inicialmente criadas e revisadas pelo Sheffield Football Club , com responsabilidade pelas leis que passaram para a Sheffield Football Association após a criação daquele órgão em 1867. As regras se espalharam além dos limites da cidade para outros clubes e associações no norte e no centro da Inglaterra, tornando-os uma das formas mais populares de futebol durante as décadas de 1860 e 1870.

Em 1863, a recém-formada Federação de Futebol (FA), com sede em Londres, publicou suas próprias leis do futebol . Entre 1863 e 1877, as leis de FA e Sheffield coexistiram, com cada código às vezes influenciando o outro. Vários jogos foram disputados entre as equipes de Sheffield e de Londres, usando ambos os conjuntos de regras. Depois de várias disputas, os dois códigos foram unificados em 1877, quando a FA de Sheffield votou pela adoção das leis da FA, após a adoção de uma lei conciliatória pela FA.

As regras de Sheffield tiveram uma grande influência no desenvolvimento do futebol moderno . Entre outras coisas, foram introduzidos os conceitos de escanteio e cobranças de falta para faltas. Jogos disputados dentro das regras também são creditados com o desenvolvimento do cabeceamento, após a abolição do fair catch , e as origens das posições de goleiro e atacante.  Em 1867, o primeiro torneio competitivo de futebol do mundo foi disputado sob as Regras de Sheffield.  

Página de título da primeira publicação das regras do Sheffield FC (1859)
Página de título da primeira publicação das regras do Sheffield FC (1859)

História das leis


Leis do Sheffield Football Club (1858)


A primeira edição do regulamento, exibida em 2009

As primeiras leis do Sheffield Football Club foram aprovadas em uma assembleia geral no Adelphi Hotel em 28 de outubro de 1858.  O livro de atas do clube ainda está disponível e registra as alterações feitas durante o desenvolvimento das leis. Características notáveis ​​das regras incluídas:

  • A manipulação era proibida, com exceção de "empurrar" ou "bater" a bola com as mãos, e um fair catch (definido como uma recepção de outro jogador sem que a bola tocasse o solo).
  • "Hackear" (chutar), tropeçar e segurar oponentes eram todos proibidos, mas empurrar e atacar eram permitidos.
  • Um livre foi concedido para uma recepção justa, mas um gol não poderia ser marcado em tal livre.
  • Um gol só poderia ser marcado por chute (as leis de 1858 não especificam as dimensões ou o tipo do gol em mais detalhes).
  • O lançamento lateral foi concedido à primeira equipe a tocar na bola após esta ter saído de jogo. A bola teve de ser introduzida em ângulo reto com a linha lateral.
  • Quando a bola saiu de jogo além da linha de gol, houve um "chute inicial" de 25 jardas.
  • Não havia lei de impedimento .
  • Como muitas regras daquela época, as regras de Sheffield não ditavam os números de cada lado. 

A origem das regras de Sheffield de 1858 tem sido objeto de algum debate acadêmico. Adrian Harvey nega qualquer influência da escola pública, argumentando que as regras foram derivadas de "idéias geralmente correntes na sociedade em geral".  Em resposta, Tony Collins demonstrou que há uma similaridade substancial no texto entre muitas das regras de Sheffield e as regras da Escola de Rugby mais antigas.  Influências locais também podem ter desempenhado um papel: muitos dos membros originais do Sheffield FC eram da Collegiate School local, que favorecia o estilo de jogo de chute, ao invés de segurar a bola. O jogo de chute também prevalecia nas aldeias locais de Penistone e Thurlstone.

As regras do clube também ditavam que quaisquer disputas em campo seriam resolvidas por quaisquer membros do comitê presentes - uma referência antecipada à posição agora ocupada pelo árbitro .

Na próxima assembleia geral anual do clube, em outubro de 1859, uma comissão foi designada para revisar as leis e prepará-las para publicação. As leis foram publicadas posteriormente naquele ano com apenas pequenas revisões.


Emenda de 1860


Em 31 de janeiro de 1860, uma reunião foi realizada onde foi decidido que a Lei 8 deveria ser eliminada e substituída por "Segurar a bola (exceto no caso de um free kick) ou bater ou empurrar é totalmente proibido". Isso deixou o fair catch como a única forma de tratamento permitida pelas leis. 


Emendas de 1861


A assembléia geral anual de Sheffield FC realizada em outubro de 1861, as seguintes alterações foram feitas às regras: [25]

  • O chute de saída [aproximadamente equivalente a um chute de gol] teve que ser executado dentro de 10 jardas do gol (ao invés das 25 jardas anteriores). Foi esclarecido que o chute de saída deve ocorrer sempre que a bola passar para trás da linha das traves sem entrar no gol.
  • Duas bandeiras foram colocadas em linha com os postes, cada bandeira estando a quatro jardas do lado de um dos postes.
  • A reposição deve tocar o solo antes de entrar em contato com um jogador. Foi esclarecido que a reposição deve ser realizada no local onde a bola saiu para a lateral.

As propostas para proibir empurrar e introduzir " rouges " foram rejeitadas.


Leis de Sheffield FC (1862)


Em 31 de janeiro de 1862, Sheffield FC realizou uma reunião na qual um novo conjunto de regras foi considerado. As regras foram confirmadas uma semana depois e publicadas no mesmo ano do segundo conjunto formal de leis do Sheffield FC. [26] As principais mudanças feitas nas regras de 1862 foram: [27] [28]

  • Foi introduzida uma mudança de limites ao intervalo, mas apenas se nenhum gol fosse marcado no primeiro tempo.
  • As dimensões do gol foram especificadas, com dois "bastões de gol" separados por 12 pés (4 jardas) e uma barra transversal a 9 pés do solo.
  • O "rouge" foi introduzido como um desempate.


O Blush


Uma reportagem de jornal contemporânea sobre a reunião do Sheffield FC em 1862 relatou que 'a alteração mais importante é a adoção de' rouges ', que terá o efeito de impedir que os jogos resultem em' empates ''.

O rouge se originou no jogo Eton Field , onde era concedido quando um jogador tocava a bola atrás da linha de gol do adversário de uma maneira um tanto semelhante ao "try" de hoje no rúgbi.

O Sheffield FC encontrou o vermelho em uma partida de 17 de dezembro de 1860, quando o clube jogou contra o 58º Regimento, vencendo por um gol e 10 vermelhos a um gol e 5 vermelhos. Relatos de jogos posteriores do Sheffield FC durante 1860 e 1861, no entanto, não mencionam rouges. Na reunião anual do clube em outubro de 1861, como mencionado acima, Sheffield FC rejeitou especificamente uma proposta para adicionar rouges ao seu próprio código.

Embora as leis de Sheffield que definem o rouge tenham muitas semelhanças com as regras equivalentes do Eton Field Game,  também havia diferenças significativas. Sheffield fez uso de "bandeiras vermelhas" na linha de gol a uma distância de 4 jardas (3,7 m) de cada poste (como mencionado acima, essas bandeiras foram adicionadas ao campo de jogo em 1861). Um rouge poderia ser marcado tocando a bola para baixo somente após ela ter sido chutada entre as duas bandeiras vermelhas, sem ir para o gol (Eton não usava bandeiras vermelhas, permitindo que um rouge fosse marcado a qualquer distância do gol). Sheffield também removeu a exigência de Eton de que o jogador atacante que chutou a bola atrás da linha de gol fosse "intimidado" (tackleado / atacado).

Nas regras de Sheffield 1862, como em Eton, o rouge foi imediatamente seguido por uma bola parada na frente do gol ("um dos lados defensores deve ficar no poste duas jardas à frente dos bastões"). No jogo Eton, sabemos por meio de descrições detalhadas que essa situação era um tanto semelhante a um scrummage de rúgbi.

As novas leis foram adotadas quase imediatamente, com Sheffield registrado como derrotando Norton em 22 de fevereiro de 1862 por "um gol e um rouge a zero". Uma descrição detalhada de um rouge sendo marcado pode ser encontrada em um relatório contemporâneo da final da Copa Youdan de março de 1867

Depois de meia hora de jogo, a bola foi chutada por Elliott, não através do gol, mas por cima, e foi tocada por Ash em esplêndido estilo, após rodar a segunda rodada de seus oponentes antes de chegar à bola, garantindo assim um rouge. 



SEÇÃO ANTERIOR


Como Surgiu o Futebol - Parte 7 - O Football e as Primeiras Regras
Como Surgiu o Futebol - Parte 7 - O Football e as Primeiras Regras

Referências Bibliográficas