Futebol Argentino - Prefácio - A Origem

14/01/2023

A paixão pelo futebol não é por acaso. A Argentina foi com certeza o discípulo mais avançado que os ingleses tiveram em todo o mundo. Primeiro, das escolas, e depois de todos os cantos do país, começaram a surgir jovens que tinham uma rara comunhão com a bola. Foi assim que jogadores começaram a aparecer, clubes foram fundados e títulos foram adicionados. 

A Associação Argentina de Futebol é a mais antiga de suas congêneres na América do Sul e a oitava no mundo. O futebol em nosso país não só foi o pioneiro em se organizar na América como, em 1912, também se tornou o primeiro no continente a se filiar à FIFA, entidade reguladora universal desse esporte. Mais um exemplo de uma liderança líder e avançada que marcou com fogo as gerações seguintes.

Desde a fundação da AFA, em 21 de fevereiro de 1893, nosso time de futebol sênior venceu os Campeonatos Mundiais de 1978, 1986 e 2022; obteve o vice-campeonato em 1930, 1990 e 2014, conquistou a medalha de ouro olímpica em 2004 e 2008 e as medalhas de prata em 1928 e 1996 e conquistou 15 sul-americanos (desde 1975, Copa América). A última Copa América foi conquistada em 2021, após vencer o Brasil na final, no mítico estádio do Maracanã.


Enquanto 2022 foi o ano dos sonhos para todo o futebol argentino. Primeiro por derrotar a Itália por 3 a 0 na Finalissima em Wembley. E em dezembro, para vencer a terceira Copa do Mundo, liderada pelo capitão Lionel Messi e comandada por Lionel Scaloni, eles venceram a França em uma espetacular final da Copa do Mundo no Catar.  

Todos esses louros são mais do que significativos, mas felizmente estão longe de ser todas as suas conquistas: a Argentina também conquistou mais de uma centena de copas internacionais. Hoje grande parte dos clubes mais poderosos do mundo contam com jogadores argentinos em suas fileiras que não param de imprimir seu selo e seu DNA de qualidade suprema em todos os países do planeta.

A Argentina é uma verdadeira e orgulhosa potência do futebol que invariavelmente ocupa os primeiros lugares no ranking da FIFA. 

Crescimento e títulos não são produto do acaso. É o trabalho de um trabalho cada vez mais sério e profundo. A tal ponto que os juniores, em constante evolução, somaram sua inestimável contribuição na hora das conquistas: 6 Mundiais Sub 20 (79, 95, 97, 2001, 2005 e 2007), 2 Torneios Esperanzas de Toulón (75 e 98) , 4 Sul-Americanos Sub 20/21 (67, 97, 99 e 2003), 3 Sul-americanos Sub 16/17 (85, 2003 e 2019), 5 Torneios Pré-Olímpicos (60, 64, 80, 2004 e 2020), 2 Jogos Odesur (82 e 86) e 7 Jogos Pan-Americanos (51, 55, 59, 71, 95, 2003 e 2019). O futsal também representa grande orgulho nacional com o título mundial conquistado na Copa do Mundo de 2016, na Colômbia, e o vice-campeonato alcançado na Copa do Mundo da Lituânia 2021. Enquanto isso, o Futebol Feminino está em pleno e ativo processo de desenvolvimento, com o impulso que esta Associação está a dar a uma disciplina que não pára de crescer. Muitos anos atrás, um conhecido estadista disse: "Acredito na causalidade, não no acaso". Os triunfos do nosso futebol, o mais vitorioso da história, assentam numa série de causalidades, com uma linha orientadora inalterável: o trabalho.

 

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO


Em 1840, o esporte que mais tarde se tornaria o favorito de toda a Argentina, o futebol, chegava pelos portos de Buenos Aires. Os ingleses buscavam uma vida melhor na América e trouxeram com eles algo para fazer nas horas vagas, jogar futebol com uma bexiga de vaca como bola e um par de pedras para demarcar os gols. A construção de ferrovias na Argentina propiciou a chegada de mais ingleses que formaram colônias e fundaram escolas para a educação de seus filhos.

Em 20 de junho de 1867, o primeiro jogo de futebol foi disputado na Argentina. O cenário foi o Buenos Aires Cricket Club, nos Bosques de Palermo, próximo ao terreno onde hoje funciona o Planetário. Um monólito localizado nas proximidades, lembra o evento. Um grupo de sócios liderados pelos irmãos Thomas e James Hogg resolveu em maio convocar, por meio de um anúncio no jornal The Standard, um encontro para promover a prática do futebol. Assim, no dia 9 do mesmo mês, foi fundado o Buenos Aires Football Club e organizada a partida entre Colorados e Blancos: o primeiro venceu por 4 a 0, em partida que começou às 12h30 e terminou por mais 2 a 0. horas. Thomas Hogg, eufórico, pontificou que "é o melhor passatempo.

Entre 1880 e 1882 chegaram em nossas terras cerca de 500.000 imigrantes e um deles, Alejandro Watson Hutton, trazia em suas malas itens que não eram pautados na Alfândega e que causavam confusão: bolas de futebol e infladores. Este britânico nascido em Glasgow, na Escócia, formou-se em humanidades pela Universidade de Edimburgo, em 1882 desembarcou para assumir o seleto Saint Andrew College. Lá implantou a prática esportiva e a cultura física. O interesse pelo futebol cresceu entre os alunos, mas o relacionamento de Hutton com as autoridades escolares piorou. Este facto levou-o a afastar-se do estabelecimento e fundar o English High School, sede dos míticos Alumni.

 

AS ASSOCIAÇÕES


A Liga de Futebol da Associação Argentina se encarregou de organizar, em 1891, o primeiro campeonato de futebol disputado em Buenos Aires. O presidente dessa associação era FL Wooley. O torneio foi obtido pela Saint Andews School. As outras equipes que participaram foram Buenos Aires Football Club, Buenos Aires al Rosario Railway, Old Caledonians, Belgrano Football Club e Hurlingham Football Club. Mas a duração dessa liga foi muito curta, pois não contou com o apoio do importante clube Quilmes Rowers ou do principal fomentador do futebol em terras argentinas: o professor Alejandro Watson Hutton, justamente considerado "O Pai do Futebol Argentino".

Em 21 de fevereiro de 1893, Alejandro Watson Hutton fundou a Liga de Futebol da Associação Argentina, (mesmo nome da anterior), juntamente com os representantes do Quilmes Athletic Club, Caledonians, Saint Andrews, English High School, Lomas e Flores. Localizava-se na Calle Venezuela 1230, onde permaneceu por pouco tempo. Ele imediatamente se mudou para a rua Del Temple (hoje Viamonte), a poucos quarteirões de onde hoje está localizada a AFA. Ali foram acertadas as bases do campeonato que se disputou naquele mesmo ano e que teve Lomas como vencedor. Esse marco do futebol organizado na Argentina não foi suficiente, mas foi fundamental. Com o crescimento explosivo dos clubes de futebol e a criação de outra entidade como a Associação de Amadores, a situação ficou ainda mais complicada. Esses fatos facilitaram a participação de um mesmo futebolista em dois times ao mesmo tempo, gerando inúmeras polêmicas entre clubes e associações. Foi assim que se realizaram torneios paralelos entre 1912 e 1914 e entre 1919 e 1926. Precisamente neste último ano ocorreu a união de ambas as associações e a nova entidade passou a se chamar Associação Argentina de Amadores de Futebol. Nada foi resolvido. Foi assim que após longas e duras polêmicas, em 18 de maio de 1931 em reunião onde os representantes dos "clubes Atlanta, Boca, Chacarita, Estudiantes de La Plata, Huracán, Independiente, Platense, Quilmes, Lanús, Racing, River, Tigre, Vélez, Talleres, San Lorenzo, Argentinos Juniors e Ferro", decidiu-se fundar a Liga Argentina de Futebol, conforme se lê no ato fundador. No dia 31 de maio começou a era do campeonato profissional com 18 times. Três anos depois, em 1934, a organização do futebol passou por uma nova reestruturação, mas desta vez administrativa: mudou de nome: passou a se chamar Associação Argentina de Futebol.

 

DENOMINAÇÕES


"Associação Argentina de Futebol", fundada em 21 de fevereiro de 1893 e denominada "Associação Argentina de Futebol" desde fevereiro de 1903.
"Associação Argentina de Futebol" desde fevereiro de 1912.
"Associação Argentina de Futebol Amador" desde novembro de 1926.
"Associação de Futebol Amador e Profissional " de junho de 1931 a 3 de novembro de 1934.

 

FUSÕES


"Federação Argentina de Futebol", fundada em 14 de junho de 1912 e fundida com a "Associação Argentina de Futebol" em 23 de dezembro de 1914.
"Associação de Amadores de Futebol", fundada em 22 de setembro de 1919 e fundida com a "Associação Argentina de Futebol" em novembro 28 de 1926.
"Liga Argentina de Futebol", fundada em 18 de maio de 1931 e fundida com a "Associação Argentina de Futebol Amador e Profissional" em 3 de novembro de 1934, (data de constituição da "Associação Argentina de Futebol").


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS