Hallam F.C

03/09/2022
Localizado em um subúrbio arborizado de Sheffield 10 a oeste do centro da cidade e cerca de 800 pés acima do nível do mar fica Sandygate Road, oficialmente o campo de futebol mais antigo do mundo e sede do Hallam FC desde 1860, tornando-o o segundo clube de futebol mais antigo do Mundo para o Sheffield FC.


Após a formação do clube Hallam Cricket em 1804 pelo proprietário do Plough Inn o clube floresceu. Na década de 1850, tinha mais de trezentos membros. Muitos destes membros, familiarizados com o futebol de equipa do Sheffield FC (formado em 1857), desejavam criar um clube menos exclusivo liderado por jogadores de críquete. Assim, em 1860, nasceu o Hallam FC. 

A primeira partida de desafio ocorreu contra o Sheffield FC no Boxing Day 1860 em Sandygate Road. Ainda se acredita que este seja o primeiro jogo do Inter Club e o mais antigo a sobreviver até hoje.


John Shaw, que foi o fundador e capitão do Hallam FC, representou a Sheffield Football Association e, juntamente com Charles Alcock, da Football Association of London, criou um conjunto de regras nacionalmente aceitas para jogar o jogo. Os dois cavalheiros, de fato, capitanearam suas respectivas equipes na primeira partida de Sheffield com Londres em 1871, na qual experimentaram as novas regras.

Em 1867 Hallam passou a ganhar a Copa Youdan em homenagem a um entusiasta do futebol local Thomas Youdan. Acredita-se que esta tenha sido a primeira competição de copas e o troféu de futebol mais antigo do mundo. Embora perdido por vários anos, ressurgiu com um antiquário escocês em 1997.

Embora o profissionalismo começou a se infiltrar no jogo durante as décadas de 1870 e 1880, Hallam optou por permanecer totalmente amador. No verão de 1886, por razões desconhecidas, mas provavelmente devido a restrições financeiras, o clube foi dissolvido, mas um ano depois o clube foi reformado e registrado novamente na Sheffield & Hallamshire FA.  

Hallam entrou em sua primeira competição da liga em 1892 ao ingressar na recém-formada Hallamshire League, e também jogaria na Sheffield Minor Cup League, Sheffield Alliance e Hatchard League no final do século XIX. Eles ganharam o título da Hatchard League pela primeira vez em 1903, e um ano depois venceram a liga novamente, embora tenham perdido a final do play-off disputada entre os quatro melhores times, e assim perderam o título. Eles também chegaram à final da Sheffield and Hallamshire Senior Cup pela primeira vez em 1904, mas perderam por 1 a 6 para os reservas do Barnsley em Bramall Lane .

Em 1911, o clube competiu pela primeira vez em uma competição da Copa da Federação de Futebol (FA), quando entrou na FA Amateur Cup . Três anos depois, a Primeira Guerra Mundial começou, mas Hallam continuou a jogar, abandonando a Hatchard League para se juntar ao Sheffield Amateur e Minor Leagues, anteriormente itens básicos da equipe reserva do clube. Eventualmente, em 1917, Hallam decidiu que eles não poderiam mais continuar jogando, e suspendeu as operações de jogo, só voltando a se juntar à Liga Amadora de Sheffield após o fim das hostilidades, em 1919.

Em 1925, Hallam conseguiu um de seus maiores resultados de todos os tempos quando nocauteou o cinco vezes vencedor da Copa Amadora Bishop Auckland na frente de mais de 2.000 pessoas em Sandygate Road. Dois anos depois, o clube entrou na FA Cup pela primeira vez. Depois de vencer a Sheffield Amateur League pela segunda vez em 1927, eles foram admitidos de volta na Sheffield Association League. 

No final da temporada de 1932-33, o proprietário do pub Plough Inn decidiu alugar o terreno da Sandygate Road para outras equipes (Crookes WMC e mais tarde Fulwood ), pois Hallam não estava fornecendo dinheiro suficiente. Embora o clube tenha mantido sua afiliação com a FA local, o despejo de Hallam de seu estádio os impediu de jogar qualquer futebol por um período de 15 anos.

O retorno de Hallam ao futebol aconteceu em 1947, quando eles finalmente organizaram um retorno a Sandygate Road, jogando na Sheffield Amateur League e na reformada Hatchard League (que eles venceram) antes de finalmente se juntar à Sheffield Association League em 1949, vencendo o título pela primeira vez. [1] Um ano depois, Hallam venceu a Sheffield Senior Cup pela primeira vez quando derrotou o Stocksbridge Works em Hillsborough na frente de 7.240 espectadores, e em 1952 entrou na Yorkshire League . Depois de ganhar a promoção para a primeira divisão da Liga de Yorkshire pela segunda vez em 1960, Hallam passou vinte anos jogando no mesmo nível.

Com a reestruturação das ligas amadoras na temporada 1982/83, Hallam teve que fazer grandes esforços para arrecadar fundos para atender aos requisitos do novo sistema de classificação do solo, que foi tão influente na promoção quanto o próprio desempenho da equipe e pagar um prêmio pelo ano 99 prorrogação do arrendamento do terreno que devia ser cumprido no prazo de 12 meses a contar da data de acordo com os seus senhorios, encargo a ser partilhado pelo clube de críquete. O arrendamento do terreno deve expirar em 2088.

As melhorias necessárias no terreno incluíram o fornecimento de holofotes, usados ​​pela primeira vez em 1992, uma arquibancada para 250 lugares e uma área de pé coberta para abrigar cem espectadores. A arrecadação de fundos foi impulsionada por um legado de um torcedor tardio e as duas novas arquibancadas foram concluídas para a temporada 1999/2000. Novos vestiários foram então construídos atrás da arquibancada principal e os antigos foram reformados internamente para criar um clube licenciado.

Durante a temporada 2000/2001, o Hallam FC recebeu dois certificados da organização Guinness World Records, que reconheceu que Sandygate era o campo de futebol mais antigo ainda em uso e que o Hallam FC possui a copa "nocaute" mais antiga do mundo, a "Youdan Cup" " de 1867. Ambos os certificados podem ser vistos orgulhosamente exibidos no pórtico de entrada da suíte de 1860.


Na temporada 2003/04, um período estéril de 36 anos sem um troféu terminou quando o clube venceu o Mickleover S.

Em 2011-12, o maravilhoso legado deixado ao clube pelo torcedor Roger Bell permitiu que as instalações fossem atualizadas requisitos da liga moderna e para reformar a sede do clube que foi oficialmente reaberta pelo vice-primeiro-ministro Nick Clegg, que era o deputado local de Sheffield, Hallam, em 13 de abril de 2012 como a "1860 Suite".

No relvado assistimos finalmente a uma recuperação das exibições, com 2015/16 e 2016/17 a serem recompensados ​​com lugares nas meias-finais do play-off, enquanto em 2017/18 o clube manteve-se na disputa pelo play-off até à última semana de a Estação.

O progresso continuou em 2018/19 com um excelente terceiro lugar que anteriormente nos qualificaria para os play-offs, mas a reorganização de muitas ligas considerou que não houve play-offs e apenas uma equipe foi promovida.

Duas temporadas foram efetivamente perdidas para o Covid 19, mas na retomada completa da temporada passada, o gerente Craig Denton e seu grupo de bastidores levaram a equipe a uma excelente temporada de vitórias no campeonato, criando vários novos recordes ao longo do caminho e um retorno à Premier Division após uma ausência de dez temporadas.iu o 150º aniversário do clube comemorado com um jantar e a repetição do primeiro jogo interclubes com o Sheffield FC, que foi adiado até o dia de maio de 2011 devido a uma forte cobertura de neve no campo Sandygate Road no próprio Boxing Day. O jogo acirrado, assistido por uma multidão de mais de quinhentos espectadores, viu o Sheffield vencer por 2 a 1 e levar para casa o Alan Cooper Memorial Trophy. Uma edição especial do 150º aniversário de "The Countrymen" a história oficial do clube escrita por John A. Steele também foi publicada para marcar o aniversário. 

Saímos da Premier Division no final de 2010/11 após 17 temporadas consecutivas e isso levou a várias temporadas difíceis.

 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


«Our History». www.hallamfc.co.uk. Consultado em 3 de setembro de 2022 

Steele, John A (2010). Os compatriotas: história do Hallam Football Club . Distribuidores de Mapas do Norte. 

«Football Club History Database - Hallam». fchd.info. Consultado em 3 de setembro de 2022