Maidenhead United F.C

02/10/2022

Maidenhead United Football Club é um clube de futebol de Maidenhead, Berkshire, Reino Unido. O clube foi fundado em 1870 e mudou-se para o atual estádio em York Road no ano seguinte. A Football Association reconhece que esse é o estádio mais antigo sendo usado de forma contínua no mundo. Atualmente disputa a National League que equivale a 5ª divisão do futebol inglês.


O INÍCIO


As origens do futebol sênior em Maidenhead podem ser rastreadas até outubro de 1870 com a formação do Maidenhead Football Club, que posteriormente jogou seu primeiro jogo em 17 de dezembro de 1870 contra o Windsor Home Park em Bond's Meadow perto da ponte Maidenhead. Na quinta-feira, 16 de fevereiro de 1871, o clube jogou seu primeiro jogo no local de York Road contra Marlow. Este campo, que era então compartilhado com o clube de críquete, agora é oficialmente reconhecido como o mais antigo campo de futebol continuamente usado no mundo pelo mesmo clube, eclipsando a antiga reivindicação de Northwich Victoria por cinco anos. Maidenhead foi um dos 15 participantes originais para a primeira competição da FA Cup em 1871-72 e na temporada seguinte chegou às últimas quatro antes de perder para a Universidade de Oxford. O Maidenhead chegou às quartas de final nas duas temporadas seguintes, mas em 1876 não entrou, embora esta tenha sido a única temporada em que não participou. Eles também entraram na primeira competição Berks & Bucks Cup em 1878 - vencendo a competição pela primeira vez em 1895 - e a primeira FA Amateur Cup em 1893. As cores do clube adotadas foram Vermelho e Preto, inicialmente usadas como camisas cortadas ao meio, mas mudaram às listras em 1904.


OS PRIMEIROS ANOS


O Maidenhead FC fundiu-se com três equipas antes da Grande Guerra. O Maidenhead Excelsior foi fundado em 1877 e uniu forças com os Red & Blacks em 1885. O Maidenhead Temperance - originalmente conhecido como Maidenhead Band of Hope - fundiu-se com o clube em 1891 e o Boyne Hill FC fez o mesmo mais tarde naquele ano. Depois de muitas temporadas jogando amistosos e partidas da Copa, o Maidenhead FC foi membro fundador da Liga do Sul em 1894, mas competir na Divisão 2 com Watford, Brentford, Fulham e Brighton se mostrou muito exigente e o clube sempre lutou. Eventualmente, em 1902, após oito anos de associação, eles se demitiram e se juntaram à West Berkshire League e à Berks & Bucks League. Em 1904 Maidenhead tornou-se membro da Great Western Suburban League, onde permaneceram até a eclosão da Grande Guerra.


SPARTANS E CORINTHIANS


Após a Grande Guerra, os dois clubes restantes da cidade - Maidenhead e Maidenhead Norfolkians (fundado em 1884) - decidiram unir forças. O conflito fez com que não fosse realista administrar dois clubes seniores, então após uma reunião em abril de 1919, os Norfolkians foram incorporados ao clube Maidenhead, e logo depois um kit de preto e branco foi adotado como cores do clube. Houve sucesso imediato na primeira temporada do futebol da liga estruturada, quando o Maidenhead FC venceu a Great Western Suburban League. Em agosto de 1920, o sufixo "United" foi adicionado, mas, mais importante, a propriedade de York Road foi comprada por £ 1.450 de William Grenfell, que mais tarde se tornaria Lord Desborough. Dois anos depois o clube ingressou na Spartan League e a arquibancada de 500 lugares - na época considerada uma das melhores do gênero - foi inaugurada pelo presidente do clube.

Maidenhead United ganhou o título da Spartan League três vezes durante a sua estadia de dezenove anos. Na temporada 1929-30, o recorde de gols do clube em uma temporada foi estabelecido quando Jack Palethorpe marcou 65 gols em 39 jogos, incluindo um recorde individual pós 1919 de sete em um jogo contra o Wood Green Town. Jack passou a jogar pelo Sheffield Wednesday e marcou na vitória do Owls FA Cup em 1935. Em 1936, Maidenhead chegou à semifinal da FA Amateur Cup perdendo por 4-1 para Ilford no West Ham na frente de 18.000 espectadores. Foi durante essa temporada que o recorde de público para uma partida em casa do Maidenhead de 7.989 foi estabelecido quando Southall visitou York Road nas quartas de final. Durante a Segunda Guerra Mundial, o clube competiu na Great Western Combination.

Em 1945 o clube eram membros fundadores da Liga Corinthian. Depois de muitas temporadas de relativa mediocridade, a sorte mudou sob a orientação do ex-atacante do Brentford, Len Townsend, e do ex-gerente do Slough Town, Jimmy Price, e os Magpies desfrutaram do primeiro verdadeiro "mancha roxa" em sua história. Em sete temporadas entre 1956 e 1963, o clube venceu a liga três vezes, foi vice-campeão duas vezes e também chegou à terceira rodada da FA Amateur Cup em 1960, perdendo para o West Auckland em York Road diante de um recorde de público no pós-guerra para um jogo Maidenhead de 5.597. Além dos sucessos da County Cup, County Benevolent Cup e League Memorial Shield durante este período, a 1ª rodada da FA Cup foi alcançada em 1960 (perdendo por 5 a 0 para o Colchester United).

 

ATHENIANS E ISHTMIANS


Em 1963, o United ingressou na Liga Ateniense, terminando em 3º melhor colocado em 1965-66. Em 1973, os Magpies foram eleitos para a recém-criada segunda divisão da Isthmian League. Eles fizeram um esforço conjunto para alcançar a promoção para a Premier Division em 1979 e 1980, quando gerenciados por Geoff Anthony (terminando em 3º em ambas as ocasiões), e novamente em 1985 sob Brian Caterer e Colin Lippiatt, quando terminaram em 4º. Permaneceram nesta divisão até 1987, quando o Clube sofreu o rebaixamento pela primeira vez em sua história, e os dias sombrios se agravaram com a destruição da arquibancada principal por um incêndio criminoso em dezembro de 1986. Levou quatro temporadas para sair do Divisão Dois Sul, e isso foi alcançado sob a orientação de Martyn Spong em 1991. Um recorde da Isthmian League de 13 vitórias consecutivas no início da temporada 1990-91 foi o trampolim para o sucesso, mas o clube perdeu o título para o Abingdon Town no último dia da temporada. Durante esta temporada, no entanto, a equipe estabeleceu um recorde do clube de 19 jogos do campeonato sem derrota. Após a saída inesperada de Spong para Enfield no verão de 1991, Gary Goodwin, John Clements e John Watt assumiram o cargo de técnico com resultados geralmente moderados e o clube terminou regularmente no meio da tabela.


OS ANOS DE ALAN DEVONSHIRE


Após a demissão de John Watt no verão de 1996, o clube nomeou uma nova equipe de gerenciamento de Martyn Busby, o ex-meio-campista do QPR e Notts County, e Alan Devonshire, o ex-meio-campista do West Ham e da Inglaterra. Embora Busby tenha saído no meio da primeira temporada, Devonshire guiou o United ao seu primeiro sucesso na Copa desde 1970 ao vencer a Isthmian League Full Members Cup, e isso foi para anunciar o início da segunda "mancha roxa" do clube. Em cada temporada entre 1996 e 2003, o Maidenhead chegou a uma final de copa, vencendo cinco e perdendo duas. Depois de chegar dolorosamente perto da promoção na temporada 1997-98, dois anos depois, em 1999-2000, o United fez outro esforço conjunto para chegar à Isthmian League Premier Division. Apesar do contratempo, na quinta-feira, 4 de maio, a vitória em casa por 1 a 0 sobre o campeão Croydon garantiu a promoção. Um novo recinto coberto com capacidade para 700 pessoas no final do canal foi concluído em maio de 2000, juntamente com novos terraços no lado da ferrovia. No verão de 2002, o presidente Roger Coombs anunciou que deixaria o clube no final da temporada 2002-03 e, em abril de 2003, o gerente Alan Devonshire seguiu o exemplo anunciando a intenção de deixar o clube no final da temporada. Maidenhead terminou em 10º melhor de todos os tempos na liga e o último jogo de Devonshire no comando (seu 349º) viu os Magpies recuperarem a Copa do Condado ao derrotar o Aylesbury United por 4 a 1 em Chesham. O técnico Alan Devonshire seguiu o exemplo anunciando a intenção de deixar o clube no final da temporada. Maidenhead terminou em 10º melhor de todos os tempos na liga e o último jogo de Devonshire no comando (seu 349º) viu os Magpies recuperarem a Copa do Condado ao derrotar o Aylesbury United por 4 a 1 em Chesham. O técnico Alan Devonshire seguiu o exemplo anunciando a intenção de deixar o clube no final da temporada. Maidenhead terminou em 10º melhor de todos os tempos na liga e o último jogo de Devonshire no comando (seu 349º) viu os Magpies recuperarem a Copa do Condado ao derrotar o Aylesbury United por 4 a 1 em Chesham.


CONFERÊNCIA SUL - O RETORNO AO SUL


O verão de 2003 viu o novo técnico John Dreyer ter que trazer virtualmente um novo elenco de jogadores e, apesar de um início pouco inspirador, o United garantiu o futebol da Conferência Sul no último dia da temporada. Este foi o nível mais alto que o clube jogou desde os dias da Liga Sul no final do século XIX. Na temporada 2004-05, um começo indiferente viu Dreyer substituído por Dennis Greene, mas o clube ainda terminou em uma posição de rebaixamento apenas para ser adiado após a morte de Hornchurch. Após um início um tanto sombrio na temporada 2005-06, Greene foi demitido e substituído por Carl Taylor. Taylor foi instruído com a tarefa de estabelecer o clube na Conferência Sul, mas se mostrou incapaz disso e o clube terminou à deriva na parte inferior da tabela. No entanto, em novembro de 2005, surgiu uma crise financeira. Uma situação desesperadora foi resolvida quando os membros votaram para encerrar o clube do membro existente, e a propriedade foi transferida para uma nova Sociedade Limitada criada pelos patrocinadores Pharmalink Consulting. Taylor recebeu o apoio do conselho para continuar como gerente quando o clube retornou à Liga do Sul após uma ausência de 102 anos, mas após um início medíocre de temporada, Taylor deixou o clube. O ex-técnico do Yeading Johnson Hippolyte, conhecido como "Drax", foi nomeado e teve sucesso imediato guiando o clube para sua primeira aparição na primeira rodada da FA Cup em 35 anos. Os Magpies acabaram perdendo por 2 a 0 em casa para o Stafford Rangers em um replay na frente de 1.934 pessoas. A melhora na forma do campeonato demorou um pouco mais e em janeiro de 2007 o clube ocupou a 18ª colocação. No entanto, uma incrível sequência de 12 vitórias nos últimos 14 jogos da liga viu os Magpies terminarem em quarto e se classificarem para os play offs. A sequência de vitórias continuou na semifinal em Kings Lynn com um triunfo por 1 a 0 e, na final disputada quatro dias depois, os Magpies venceram o vice-campeão da liga Team Bath por 1 a 0 em Twerton Park, Bath para retornar à Conferência Sul apenas um ano após o rebaixamento.

 

O RETORNO A CONFERÊNCIA SUL


Desde que retornou à Conferência Sul na temporada 2007-08, o Maidenhead terminou a temporada em 17º, 6º, 16º, 19º e 20º lugar. A 1ª rodada propriamente dita da FA Cup foi alcançada em 2007, mas o time foi amplamente derrotado em Horsham por 4 a 1 diante de um público de 3.379 pessoas. Maidenhead ganhou a Copa do Condado pela 20ª vez em 2010 derrotando Wycombe Wanderers por 3-2 em Marlow. No verão de 2011, novas grades de perímetro foram instaladas ao redor do campo e o abrigo no final da Bell Street foi pintado enquanto o clube se esforçava para melhorar sua casa em York Road, onde joga há 141 anos. Uma campanha de pré-temporada muito promissora de 2011-12 viu o clube vencer todos os nove amistosos marcando 31 gols e incluindo vitórias contra Notts County XI e Hayes & Yeading United. Esta temporada também viu o clube chegar à 1ª rodada da FA Cup, onde enfrentou o Aldershot Town da Liga 2. Esta foi a primeira vez em sua história que o Maidenhead foi sorteado em casa para um clube da liga na competição propriamente dita. Diante de um público de 2.281 pessoas, os Magpies abriram a vantagem aos oito minutos por meio de Anthony Thomas, antes de os visitantes empatarem com um gol de Michael Rankine a doze minutos do final. Os Shots venceram o replay no Recreation Ground dez dias depois por 2 a 0. Em campo, a temporada da liga terminou com uma amarga decepção, pois apesar da vitória por 4 a 3 sobre o Eastleigh graças ao gol de Paul Semakula no terceiro minuto dos acréscimos, o clube terminou em 20º lugar e foi rebaixado de volta à Premier do Sul. No entanto, o desaparecimento de Kettering Town viu os Magpies adiados e eles permanecerão membros da Conferência Sul na temporada 2012/13. A partida no Sutton United em 25 de agosto de 2012 foi o 300º jogo do técnico Johnson "Drax" Hippolyte no comando, um total superado apenas por Len Townsend (473 jogos) e Alan Devonshire (349).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS