Regras do Futebol - Parte 14 - As Atuais Regras do Futebol - Determinando o Resultado de uma Partida

18/07/2022


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Gol Marcado


Um gol é marcado quando toda a bola passa por cima da linha de gol, entre as traves e sob o travessão, desde que nenhuma infração tenha sido cometida pela equipe que marcou o gol.

Se o goleiro jogar a bola diretamente no gol adversário, um tiro de meta será concedido.

Se um árbitro sinalizar um gol antes que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha de gol, o jogo será reiniciado com uma bola ao chão.


Equipe Vencedora


A equipe que marcar o maior número de gols é a vencedora. Se ambas as equipes não marcarem nenhum gol ou igual número de gols, a partida está empatada.

Quando as regras da competição exigem uma equipe vencedora após um empate ou empate em casa e fora, os únicos procedimentos permitidos para determinar a equipe vencedora são:

  • regra dos gols fora

  • dois períodos iguais de prolongamento não superior a 15 minutos cada

  • pontapés da marca de grande penalidade

Uma combinação dos procedimentos acima pode ser usada.


Decisão nos pênaltis


Os pontapés da marca de grande penalidade são executados após o fim do jogo e, salvo indicação em contrário, aplicam-se as Leis do Jogo relevantes. Um jogador que foi expulso durante a partida não pode participar; advertências e advertências emitidas durante a partida não são levadas para os chutes a partir da marca de pênalti.

Procedimento

Antes do início dos pontapés da marca de grande penalidade

  • A menos que haja outras considerações (por exemplo, condições do solo, segurança, etc.), o árbitro lança uma moeda para decidir o gol em que os chutes serão executados, que só pode ser alterado por razões de segurança ou se o gol ou a superfície de jogo se tornarem inutilizáveis

  • O árbitro lança uma moeda novamente, e a equipe que ganha o sorteio decide se deve dar o primeiro ou segundo chute

  • Com exceção de um substituto para um goleiro que não pode continuar, apenas os jogadores que estão no campo de jogo ou estão temporariamente fora do campo de jogo (lesão, ajuste de equipamento etc.) no final da partida são elegíveis para tomar chutes

  • Cada equipe é responsável por selecionar entre os jogadores elegíveis a ordem em que eles farão os chutes. O árbitro não é informado da ordem

  • Se no final do jogo e antes ou durante os pontapés uma equipa tiver um número de jogadores superior ao dos seus adversários, deve reduzir o seu número ao número dos seus adversários e o árbitro deve ser informado do nome e número de cada um. jogador excluído. Qualquer jogador excluído não é elegível para participar dos chutes (exceto conforme descrito abaixo)

  • Um goleiro que não possa continuar antes ou durante os chutes pode ser substituído por um jogador excluído para igualar o número de jogadores ou, se sua equipe não tiver usado o número máximo permitido de substituições, um substituto nomeado, mas o goleiro substituído não parte adicional e não pode dar um chute

  • Se o goleiro já executou um chute, o substituto não pode executar o chute até a próxima rodada de chutes

Durante os pontapés da marca de grande penalidade

  • Apenas jogadores elegíveis e oficiais de partida podem permanecer no campo de jogo

  • Todos os jogadores elegíveis, exceto o jogador que executa o chute e os dois goleiros, devem permanecer dentro do círculo central

  • O guarda-redes do executante deve permanecer no terreno de jogo, fora da área de grande penalidade, na linha de baliza onde encontra a linha limite da área de grande penalidade.

  • Um jogador elegível pode trocar de lugar com o goleiro

  • O chute é concluído quando a bola para de se mover, sai de jogo ou o árbitro interrompe o jogo por qualquer infração; o chutador não pode jogar a bola uma segunda vez

  • O árbitro mantém um registro dos chutes

  • Se o goleiro cometer uma infração e, como resultado, o chute for repetido, o goleiro é advertido pela primeira infração e advertido por qualquer infração subsequente.

  • Se o chutador for penalizado por uma infração cometida após o árbitro ter sinalizado para que o chute seja executado, esse chute é registrado como perdido e o chutador é advertido com cartão amarelo.

  • Se o goleiro e o chutador cometerem uma infração ao mesmo tempo, o chute será registrado como perdido e o chutador será advertido.

Sujeito às condições explicadas abaixo, ambas as equipes executam cinco chutes

  • Os pontapés são executados alternadamente pelas equipas

  • Cada chute é executado por um jogador diferente, e todos os jogadores elegíveis devem executar um chute antes que qualquer jogador possa executar um segundo chute

  • Se, antes de ambas as equipas terem executado cinco pontapés, uma marcou mais golos do que a outra poderia marcar, mesmo que completasse os seus cinco pontapés, não são executados mais pontapés.

  • Se, depois de ambas as equipas terem executado cinco pontapés, os resultados estiverem empatados, os pontapés continuam até que uma equipa tenha marcado um golo a mais do que a outra com o mesmo número de pontapés

  • O princípio acima continua para qualquer sequência subsequente de chutes, mas uma equipe pode alterar a ordem dos chutes.

  • Os pontapés da marca de grande penalidade não devem ser retardados para um jogador que abandone o terreno de jogo. O chute do jogador será perdido (não marcado) se o jogador não retornar a tempo de executar o chute

Substituições e expulsões nos pontapés da marca de grande penalidade

  • Um jogador, substituto, jogador substituídoou oficial da equipepode ser advertido ou expulso

  • Um goleiro expulso deve ser substituído por um jogador elegível

  • Um jogador que não seja o goleiro que não possa continuar não pode ser substituído

  • O árbitro não deve abandonar a partida se uma equipe for reduzida a menos de sete jogadores



Referências Bibliográficas: