Regras do Futebol - Parte 15 - As Atuais Regras do Futebol - O Impedimento
Posição de Impedimento
Não é uma ofensa estar em posição de impedimento.
Um jogador está em posição de impedimento se:
qualquer parte da cabeça, corpo ou pés está no meio-campo adversário (excluindo a linha do meio-campo) e
qualquer parte da cabeça, corpo ou pés está mais perto da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário
As mãos e braços de todos os jogadores, incluindo os goleiros, não são considerados. Para fins de determinação do impedimento, o limite superior do braço está alinhado com a parte inferior da axila.
Um jogador não está em posição de impedimento se estiver nivelado com:
penúltimo adversário ou
dois últimos adversários
Ofensa Fora de Jogo
Um jogador em posição de impedimento no momento em que a bola é tocada ou tocada* por um companheiro de equipe só é penalizado por se envolver em jogo ativo por:
interferir no jogo jogando ou tocando uma bola passada ou tocada por um companheiro de equipe ou
interferir com um oponente por:
impedir que um adversário jogue ou seja capaz de jogar a bola obstruindo claramente a linha de visão do adversário ou
desafiar um adversário pela bola ou
claramente tentando jogar uma bola que está próxima quando esta ação impacta em um adversário ou
fazer uma ação óbvia que claramente impacta na habilidade de um oponente de jogar a bola
ou
ganhar vantagem jogando a bola ou interferindo com um adversário quando:
ricocheteou ou foi desviado para fora da trave, travessão, árbitro da partida ou de um adversário
foi deliberadamente salvo por qualquer oponente
Um jogador em posição de impedimento que recebe a bola de um adversário que deliberadamente joga a bola, inclusive por mão deliberada, não é considerado como tendo obtido vantagem, a menos que tenha sido uma defesa deliberada de qualquer adversário.
Uma 'defesa' é quando um jogador para, ou tenta parar, uma bola que está entrando ou muito perto do gol com qualquer parte do corpo, exceto as mãos/braços (a menos que o goleiro esteja dentro da área de pênalti).
Nas situações em que:
um jogador que se move de, ou fica em uma posição de impedimento está no caminho de um adversário e interfere com o movimento do adversário em direção à bola, esta é uma infração de impedimento se afetar a capacidade do adversário de jogar ou desafiar para a bola; se o jogador entrar no caminho de um adversário e impedir o progresso do adversário (por exemplo, bloquear o adversário), a infração deve ser penalizada de acordo com a Lei 12
um jogador em posição de impedimento está se movendo em direção à bola com a intenção de jogar a bola e sofre uma falta antes de jogar ou tentar jogar a bola, ou desafiar um adversário pela bola, a falta é penalizada como ocorreu antes da infração de impedimento
uma infração é cometida contra um jogador em posição de impedimento que já está jogando ou tentando jogar a bola, ou desafiando um adversário pela bola, a infração de impedimento é penalizada como ocorreu antes da cobrança de falta
*O primeiro ponto de contato da 'jogada' ou 'toque' da bola deve ser usado.
Sem Ofensa
Não há infração de impedimento se um jogador receber a bola diretamente de:
um tiro de meta
um lançamento
um escanteio
Ofensas e Sanções
Se ocorrer uma infração de impedimento, o árbitro concede um tiro livre indireto no local onde a infração ocorreu, inclusive se for na própria metade do campo de jogo do jogador.
Um jogador defensor que deixar o campo de jogo sem a permissão do árbitro será considerado na linha de gol ou lateral para fins de impedimento até a próxima paralisação do jogo ou até que a equipe defensora tenha jogado a bola em direção à linha de meio-campo e está fora de sua área de penalidade. Se o jogador deixou o campo de jogo deliberadamente, o jogador deve ser advertido quando a bola estiver fora de jogo.
Um jogador atacante pode pisar ou ficar fora do campo de jogo para não se envolver no jogo ativo. Se o jogador reentrar da linha de gol e se envolver no jogo antes da próxima paralisação do jogo ou a equipe defensora jogou a bola em direção à linha de meio-campo e ela está fora de sua área penal, o jogador será considerado posicionado em linha de gol para fins de impedimento. Um jogador que deliberadamente deixa o campo de jogo e entra novamente sem a permissão do árbitro e não é penalizado por impedimento e ganha uma vantagem deve ser advertido.
Se um jogador atacante permanecer parado entre os postes e dentro da baliza quando a bola entrar na baliza, um golo deve ser validado a menos que o jogador cometa uma infracção de fora-de-jogo ou uma infracção à Lei 12, caso em que o jogo é reiniciado com um tiro livre direto ou tiro livre indireto.