Regras do Futebol - Parte 16 - As Atuais Regras do Futebol - A Falta
Introdução
Tiros livres diretos e indiretos e pênaltis só podem ser concedidos por faltas cometidas com a bola em jogo.
Tiro Livre Direto
Um pontapé-livre direto é concedido se um jogador cometer qualquer uma das seguintes infrações contra um adversário de uma forma considerada pelo árbitro como descuidada, imprudente ou usando força excessiva:
cobranças
salta em
pontapés ou tentativas de pontapés
empurra
golpes ou tentativas de golpe (incluindo cabeçada)
aborrecimentos ou desafios
viagens ou tentativas de viagem
Se uma infração envolver contato, será penalizada com um tiro livre direto.
Descuidado é quando um jogador mostra falta de atenção ou consideração ao fazer um desafio ou age sem precaução. Não é necessária sanção disciplinar
Imprudente é quando um jogador age com desrespeito ao perigo ou consequências para um adversário e deve ser advertido
Usar força excessiva é quando um jogador excede o uso de força necessário e/ou coloca em risco a segurança de um adversário e deve ser expulso
Um tiro livre direto é concedido se um jogador cometer uma das seguintes infrações:
uma falta de mão na bola (exceto para o goleiro dentro de sua área penal)
segura um oponente
impede um oponente com contato
morde ou cospe em alguém nas listas de equipe ou em um árbitro
joga um objeto na bola, um adversário ou um oficial de arbitragem, ou faz contato com a bola com um objeto retido
Ver também crimes na Lei 3.
Manipulando a bola
Para fins de determinação de infrações de handebol, o limite superior do braço está alinhado com a parte inferior da axila. Nem todo toque da mão/braço de um jogador com a bola é uma ofensa.
É uma ofensa se um jogador:
toca a bola deliberadamente com a mão/braço, por exemplo, movendo a mão/braço em direção à bola
toca a bola com a mão/braço quando isso torna seu corpo anormalmente maior. Considera-se que um jogador tornou seu corpo anormalmente maior quando a posição de sua mão/braço não é consequência ou justificável pelo movimento do corpo do jogador para aquela situação específica. Ao colocar a mão/braço em tal posição, o jogador corre o risco de sua mão/braço ser atingido pela bola e ser penalizado
pontuações na baliza adversária:
diretamente de sua mão/braço, mesmo que acidental, inclusive pelo goleiro
imediatamente após a bola ter tocado sua mão/braço, mesmo que acidentalmente
O goleiro tem as mesmas restrições no manuseio da bola que qualquer outro jogador fora da área penal. Se o guarda-redes manusear a bola dentro da sua área de grande penalidade quando não lhe é permitido fazê-lo, é concedido um pontapé-livre indireto, mas não há sanção disciplinar. No entanto, se a infração estiver jogando a bola uma segunda vez (com ou sem a mão/braço) após um reinício antes de tocar outro jogador, o goleiro deve ser sancionado se a infração interromper um ataque promissor ou negar um adversário ou a equipe adversária um gol ou uma oportunidade óbvia de gol.
Tiro Livre Indireto
Um pontapé-livre indireto é concedido se um jogador:
joga de maneira perigosa
impede o progresso de um adversário sem que qualquer contato seja feito
é culpado de discordar, usando linguagem e/ou ação(ões) ofensiva, ofensiva ou abusiva ou outras ofensas verbais
impede o goleiro de soltar a bola das mãos ou chuta ou tenta chutar a bola quando o goleiro está no processo de soltá-la
inicia um truque deliberado para que a bola seja passada (incluindo de um tiro livre ou tiro de meta) para o goleiro com a cabeça, peito, joelho etc. para burlar a Lei, quer o goleiro toque a bola com as mãos ou não; o goleiro é penalizado se for responsável por iniciar o truque deliberado
comete qualquer outra infração, não mencionada nas Leis, pela qual o jogo é interrompido para advertir ou expulsar um jogador
Um pontapé-livre indireto é concedido se o guarda-redes, dentro da sua área de grande penalidade, cometer uma das seguintes infrações:
controla a bola com a mão/braço por mais de seis segundos antes de soltá-la
toca a bola com a mão/braço após soltá-la e antes que ela tenha tocado outro jogador
toca a bola com a mão/braço, a menos que o goleiro tenha claramente chutado ou tentado chutar a bola para liberá-la em jogo, após:
foi deliberadamente chutado para o goleiro por um companheiro de equipe
receber diretamente de uma reposição feita por um companheiro de equipe
Considera-se que um guarda-redes tem a posse de bola com a(s) mão(s) quando:
a bola está entre as mãos ou entre a mão e qualquer superfície (por exemplo, solo, próprio corpo) ou ao tocá-la com qualquer parte das mãos ou braços, exceto se a bola ricochetear no goleiro ou o goleiro fez uma defesa
segurando a bola com a mão aberta
quicando-o no chão ou jogando-o no ar
Um goleiro não pode ser desafiado por um adversário quando estiver no controle da bola com a(s) mão(s).
Jogando de maneira perigosa
Jogar de maneira perigosa é qualquer ação que, ao tentar jogar a bola, ameaça ferir alguém (incluindo o próprio jogador) e inclui impedir que um adversário próximo jogue a bola por medo de lesão.
Um chute de tesoura ou de bicicleta é permitido desde que não seja perigoso para um oponente.
Impedindo o progresso de um oponente sem contato
Impedir o progresso de um adversário significa mover-se no caminho do adversário para obstruir, bloquear, desacelerar ou forçar uma mudança de direção quando a bola não estiver dentro da distância de jogo de nenhum dos jogadores.
Todos os jogadores têm direito à sua posição no campo de jogo; estar no caminho de um oponente não é o mesmo que entrar no caminho de um oponente.
Um jogador pode proteger a bola tomando uma posição entre um adversário e a bola se a bola estiver dentro da distância de jogo e o adversário não for retido com os braços ou o corpo. Se a bola estiver dentro da distância de jogo, o jogador pode ser cobrado de forma justa por um adversário.
Ação Disciplinar
O árbitro tem autoridade para tomar medidas disciplinares desde a entrada no campo de jogo para a inspeção pré-jogo até a saída do campo de jogo após o término da partida (incluindo chutes da marca de pênalti).
Se, antes de entrar no campo de jogo no início da partida, um jogador ou oficial de equipe cometer uma infração de expulsão, o árbitro tem autoridade para impedir que o jogador ou oficial de equipe participe da partida (ver Lei 3.6); o árbitro relatará qualquer outra má conduta.
Um jogador ou oficial de equipe que cometa uma infração passível de advertência ou expulsão, dentro ou fora do campo de jogo, é punido de acordo com a infração.
O cartão amarelo comunica uma advertência e o cartão vermelho comunica uma expulsão.
Apenas um jogador, substituto, jogador substituído ou oficial de equipe pode receber o cartão vermelho ou amarelo.
JOGADORES, SUBSTITUTOS E JOGADORES SUBSTITUÍDOS
Atrasar o reinício do jogo para mostrar um cartão
Uma vez que o árbitro tenha decidido advertir ou expulsar um jogador, o jogo não deve ser reiniciado até que a sanção tenha sido aplicada, a menos que a equipe não infratora execute um tiro livre rápido, tenha uma clara oportunidade de gol e o árbitro não tenha começado. o procedimento de sanção disciplinar. A sanção é aplicada na próxima paralisação; se a infração estava negando à equipe adversária uma oportunidade óbvia de gol, o jogador é advertido; se a ofensa interferiu ou parou um ataque promissor, o jogador não é advertido.
Vantagem
Se o árbitro jogar a vantagem por uma infração para a qual uma advertência/expulsão teria sido emitida se o jogo tivesse sido interrompido, esta advertência/expulsão deve ser emitida quando a bola estiver fora de jogo. No entanto, se a ofensa foi negar à equipe adversária uma oportunidade óbvia de gol, o jogador é advertido por comportamento antidesportivo; se a ofensa estava interferindo ou interrompendo um ataque promissor, o jogador não é advertido.
A vantagem não deve ser aplicada em situações que envolvam jogo sujo grave, conduta violenta ou uma segunda infração passível de advertência, a menos que haja uma clara oportunidade de marcar um gol. O árbitro deve expulsar o jogador quando a bola estiver fora de jogo, mas se o jogador jogar a bola ou desafiar/interferir com um adversário, o árbitro interromperá o jogo, expulsará o jogador e recomeçará com um tiro livre indireto, a menos que o jogador cometeu uma infração mais grave.
Se um defensor começar a segurar um atacante fora da área penal e continuar segurando dentro da área penal, o árbitro deve conceder um pênalti.
Ofensas passíveis de advertência
Um jogador é advertido se for culpado de:
atrasando o reinício do jogo
discordar por palavra ou ação
entrar, reentrar ou sair deliberadamente do campo de jogo sem a permissão do árbitro
não respeitar a distância exigida quando o jogo é reiniciado com uma bola ao chão, pontapé de canto, pontapé-livre ou reposição
infrações persistentes (nenhum número ou padrão específico de infrações constitui 'persistente')
comportamento antidesportivo
entrando na área de revisão do árbitro (RRA)
usando excessivamente o sinal 'review' (tela de TV)
Um substituto ou jogador substituído é advertido se for culpado de:
atrasando o reinício do jogo
discordar por palavra ou ação
entrar ou voltar a entrar no campo de jogo sem a permissão do árbitro
comportamento antidesportivo
entrando na área de revisão do árbitro (RRA)
usando excessivamente o sinal 'review' (tela de TV)
Quando duas infrações puníveis separadas são cometidas (mesmo nas proximidades), elas devem resultar em duas advertências, por exemplo, se um jogador entrar no campo de jogo sem a permissão necessária e cometer um desarme imprudente ou parar um ataque promissor com uma falta/mão na bola , etc
Cuidados para comportamento antidesportivo
Existem diferentes circunstâncias em que um jogador deve ser advertido por comportamento antidesportivo, incluindo se um jogador:
tentativas de enganar o árbitro, por exemplo, fingindo uma lesão ou fingindo ter sofrido uma falta (simulação)
troca de lugar com o goleiro durante o jogo ou sem a permissão do árbitro (ver Lei 3)
comete de forma imprudente uma infração de tiro livre direto
manipula a bola para interferir ou parar um ataque promissor
cometer qualquer outra infração que interfira ou impeça um ataque promissor, exceto quando o árbitro conceder um pênalti por uma infração que foi uma tentativa de jogar a bola
nega a um adversário uma oportunidade óbvia de gol por uma infração que foi uma tentativa de jogar a bola e o árbitro marca um pênalti
manuseia a bola em uma tentativa de marcar um gol (se a tentativa é bem sucedida ou não) ou em uma tentativa frustrada de evitar um gol
faz marcas não autorizadas no campo de jogo
joga a bola ao sair do campo de jogo após receber permissão para sair
mostra uma falta de respeito pelo jogo
inicia um truque deliberado para que a bola seja passada (incluindo de um tiro livre ou tiro de meta) para o goleiro com a cabeça, peito, joelho etc. para burlar a Lei, quer o goleiro toque a bola com as mãos ou não; o goleiro é advertido se for responsável por iniciar o truque deliberado
distrai verbalmente um adversário durante o jogo ou no reinício
Comemoração de um gol
Os jogadores podem comemorar quando um gol é marcado, mas a comemoração não deve ser excessiva; as celebrações coreografadas não são incentivadas e não devem causar perda excessiva de tempo.
Sair do campo de jogo para comemorar um gol não é uma infração passível de advertência, mas os jogadores devem retornar o mais rápido possível.
Um jogador deve ser advertido, mesmo que o gol seja anulado, por:
subir em uma cerca de perímetro e/ou se aproximar dos espectadores de uma maneira que cause problemas de segurança e/ou segurança
agindo de forma provocativa, irrisória ou inflamatória
cobrindo a cabeça ou o rosto com uma máscara ou outro item similar
removendo a camisa ou cobrindo a cabeça com a camisa
Atrasando o reinício do jogo
Os árbitros devem advertir os jogadores que atrasam o reinício do jogo:
parecendo fazer uma reposição, mas de repente deixando para um companheiro de equipe fazer
retardar a saída do campo de jogo ao ser substituído
atrasando excessivamente uma reinicialização
chutar ou levar a bola para longe, ou provocar um confronto tocando deliberadamente na bola depois que o árbitro interrompeu o jogo
executar um tiro livre da posição errada para forçar uma repetição
Crimes de despacho
Um jogador, substituto ou jogador substituído que cometer qualquer uma das seguintes infrações é expulso:
negar à equipe adversária um gol ou uma oportunidade óbvia de gol por uma falta de mão na bola (exceto um goleiro dentro de sua área de pênalti)
negar um gol ou uma oportunidade óbvia de gol a um adversário cujo movimento geral é em direção ao gol do infrator por uma infração punível com um tiro livre (a menos que descrito abaixo)
jogo sujo grave
morder ou cuspir em alguém
conduta violenta
usando linguagem e/ou ação ofensiva, insultuosa ou abusiva
receber uma segunda advertência na mesma partida
entrando na sala de operação de vídeo (VOR)
Um jogador, substituto ou jogador substituído que tenha sido expulso deve deixar as proximidades do campo de jogo e da área técnica.
Negar um gol ou uma oportunidade óbvia de gol (DOGSO)
Quando um jogador comete uma infração contra um adversário dentro de sua própria área de pênalti que impede um adversário de uma oportunidade óbvia de gol e o árbitro concede um pênalti, o infrator é advertido se a infração foi uma tentativa de jogar a bola; em todas as outras circunstâncias (por exemplo, segurar, puxar, empurrar, sem possibilidade de jogar a bola, etc.) o jogador infrator deve ser expulso.
Quando um jogador nega à equipe adversária um gol ou uma oportunidade óbvia de gol por uma falta de mão na bola, o jogador é expulso onde quer que a falta ocorra (exceto um goleiro dentro de sua área penal).
Um jogador, jogador expulso, substituto ou jogador substituído que entrar no campo de jogo sem a permissão do árbitro e interferir no jogo ou em um adversário e negar um gol à equipe adversária ou uma oportunidade óbvia de gol é culpado de uma expulsão. ofensa.
O seguinte deve ser considerado:
distância entre o ataque e o gol
direção geral da peça
probabilidade de manter ou ganhar o controle da bola
localização e número de defensores
Jogo sujo grave
Um tackle ou desafio que ponha em risco a segurança de um oponente ou use força excessiva ou brutalidade deve ser sancionado como jogo sujo grave.
Qualquer jogador que investe contra um adversário na disputa pela bola pela frente, pelo lado ou por trás usando uma ou ambas as pernas, com força excessiva ou põe em perigo a segurança de um adversário é culpado de falta grave.
Conduta violenta
Conduta violenta é quando um jogador usa ou tenta usar força excessiva ou brutalidade contra um adversário quando não está disputando a bola, ou contra um companheiro de equipe, oficial de equipe, oficial de arbitragem, espectador ou qualquer outra pessoa, independentemente de haver contato .
Além disso, um jogador que, quando não estiver disputando a bola, deliberadamente atingir um adversário ou qualquer outra pessoa na cabeça ou rosto com a mão ou o braço, é culpado de conduta violenta, a menos que a força usada seja insignificante.
OFICIAIS DA EQUIPE
Quando uma infração for cometida e o infrator não puder ser identificado, o técnico da equipe sênior presente na área técnica receberá a sanção.
Aviso
As seguintes ofensas geralmente devem resultar em advertência; ofensas repetidas ou flagrantes devem resultar em advertência ou expulsão:
entrar no campo de jogo de maneira respeitosa/sem confronto
não cooperar com um árbitro, por exemplo, ignorar uma instrução/pedido de um árbitro assistente ou do quarto árbitro
desacordo menor/baixo nível (por palavra ou ação) com uma decisão
ocasionalmente sair dos limites da área técnica sem cometer outra infração
Cuidado
As ofensas de precaução incluem (mas não estão limitadas a):
claramente/persistentemente não respeitando os limites da área técnica de sua equipe
atrasando o reinício do jogo por sua equipe
entrar deliberadamente na área técnica da equipe adversária (sem confronto)
dissidência por palavra ou ação, incluindo:
jogar/chutar garrafas de bebidas ou outros objetos
ação(ões) que mostra(m) uma clara falta de respeito pelo(s) árbitro(s), por exemplo, palmas sarcásticas
entrando na área de revisão do árbitro (RRA)
gesticulando excessivamente / persistentemente para um cartão vermelho ou amarelo
mostrando excessivamente o 'sinal de TV' para uma 'revisão' do VAR
agindo de maneira provocativa ou inflamatória
comportamento inaceitável persistente (incluindo ofensas de advertência repetidas)
mostrando uma falta de respeito pelo jogo
Enviando
As ofensas de despacho incluem (mas não estão limitadas a):
atrasar o reinício do jogo pela equipe adversária, por exemplo, segurar a bola, chutar a bola para longe, obstruir o movimento de um jogador
deixando deliberadamente a área técnica para:
mostrar discordância ou protestar com um oficial de prova
agir de maneira provocativa ou inflamatória
entrar na área técnica adversária de forma agressiva ou de confronto
lançar/chutar deliberadamente um objeto no campo de jogo
entrar no campo de jogo para:
confrontar um oficial de arbitragem (inclusive no intervalo e em tempo integral)
interferir no jogo, um jogador adversário ou um árbitro
entrando na sala de operação de vídeo (VOR)
comportamento físico ou agressivo (incluindo cuspir ou morder) em relação a um jogador adversário, substituto, oficial de equipe, oficial de arbitragem, espectador ou qualquer outra pessoa (ex.
receber uma segunda advertência na mesma partida
usando linguagem e/ou ação ofensiva, insultuosa ou abusiva
usar equipamentos eletrônicos ou de comunicação não autorizados e/ou se comportar de maneira inadequada como resultado do uso de equipamentos eletrônicos ou de comunicação
conduta violenta
Ofensas em que um objeto (ou a bola) é arremessado
Em todos os casos, o árbitro toma as medidas disciplinares apropriadas:
imprudente - advertir o infrator por comportamento antidesportivo
usando força excessiva - expulsar o infrator por conduta violenta.
Reinício do Jogo Após Faltas e Má Conduta
Se a bola estiver fora de jogo, o jogo é reiniciado de acordo com a decisão anterior. Se a bola estiver em jogo e um jogador cometer uma infração física dentro do campo de jogo contra:
um adversário - um pontapé-livre indireto ou direto ou pontapé de grande penalidade
um companheiro de equipe, substituto, jogador substituído ou expulso, oficial de equipe ou oficial de arbitragem - um tiro livre direto ou um tiro penal
Todas as ofensas verbais são punidas com tiro livre indireto.
Se o árbitro interromper o jogo por uma infração cometida por um jogador, dentro ou fora do campo de jogo, contra um agente externo, o jogo será reiniciado com uma bola ao solo, a menos que um indiretopontapé-livre é concedido por sair do campo de jogo sem autorização do árbitro;o tiro livre indireto é executado do ponto da linha limítrofe onde o jogador deixou o campo de jogo.
Se, quando a bola estiver em jogo:
um jogador comete uma infração contra um oficial de arbitragem ou um jogador adversário, substituto, jogador substituído ou expulso, ou oficial de equipe fora do campo de jogo ou
um substituto, jogador substituído ou expulso, ou oficial de equipe comete uma infração ou interfere com um jogador adversário ou um oficial de arbitragem fora do campo de jogo,
o jogo é reiniciado com um tiro livre na linha limítrofe mais próxima de onde ocorreu a ofensa/interferência; para infrações de tiro livre direto, um tiro penal é concedido se este for dentro da área penal do infrator.
Se uma infração for cometida fora do campo de jogo por um jogador contra um jogador, substituto, jogador substituído ou oficial de equipe de sua própria equipe, o jogo será reiniciado com um tiro livre indireto na linha limítrofe mais próxima de onde a infração ocorreu.
Se um jogador entrar em contato com a bola com um objeto (chuteira, caneleira, etc.) na mão, o jogo é reiniciado com um tiro livre direto (ou pênalti).
Se um jogador que está dentro ou fora do campo de jogo arremessar ou chutar um objeto (que não seja a bola da partida) em um jogador adversário, ou arremessar ou chutar um objeto (incluindo uma bola) em um substituto adversário, substituído ou expulso jogador, oficial de equipe ou oficial de arbitragem ou a bola de jogo, o jogo é reiniciado com um tiro livre direto da posição onde o objeto atingiu ou teria atingido a pessoa ou a bola. Se esta posição for fora do campo de jogo, o tiro livre será executado no ponto mais próximo da linha limítrofe; um pontapé de grande penalidade é concedido se estiver dentro da área de grande penalidade do infractor.
Se um substituto, jogador substituído ou expulso, jogador temporariamente fora do campo de jogo ou oficial de equipe arremessar ou chutar um objeto para o campo de jogo e isso interferir no jogo, um adversário ou oficial de arbitragem, o jogo é reiniciado com um livre direto pontapé (ou pontapé de grande penalidade) onde o objecto interferiu no jogo ou atingiu ou teria atingido o adversário, o árbitro ou a bola.