Regras do Futebol - Parte 17 - As Atuais Regras do Futebol - Tiros Livres
Tipos de Tiro Livre
Tiros livres diretos e indiretos são concedidos à equipe adversária de um jogador, substituto, jogador substituído ou expulso, ou oficial de equipe culpado de uma infração.
Sinal de tiro livre indireto
O árbitro indica um tiro livre indireto levantando o braço acima da cabeça; este sinal é mantido até que o chute seja executado e a bola toque outro jogador, saia de jogo ou fique claro que um gol não pode ser marcado diretamente.
Um tiro livre indireto deve ser repetido se o árbitro não sinalizar que o tiro é indireto e a bola for chutada diretamente para o gol.
Bola entra no gol
se um tiro livre direto for chutado diretamente para o gol do adversário, um gol será validado
se um tiro livre indireto for chutado diretamente para o gol adversário, um tiro de meta será concedido
se um tiro livre direto ou indireto for chutado diretamente para a própria meta da equipe, será concedido um tiro de canto.
Procedimento
Todos os tiros livres são executados do local onde ocorreu a infração, exceto:
tiros livres indiretos para a equipe atacante por uma infração dentro da área de gol adversária são executados no ponto mais próximo da linha da área de gol que corre paralela à linha de gol
tiros livres para a equipe defensora em sua área de gol podem ser cobrados de qualquer lugar nessa área
Os tiros livres por faltas envolvendo um jogador entrando, reentrando ou saindo do campo de jogo sem permissão são cobrados da posição da bola quando o jogo foi interrompido. No entanto, se um jogador cometer uma infração fora do campo de jogo, o jogo será reiniciado com um tiro livre executado na linha limítrofe mais próxima de onde ocorreu a infração; para infrações de tiro livre direto, um tiro penal é concedido se este for dentro da área penal do infrator
onde a Lei designa outro cargo (ver Leis 3, 11, 12)
A bola:
deve estar parado e o chutador não deve tocar a bola novamente até que ela tenha tocado outro jogador
está em jogo quando é chutado e se move claramente
Até que a bola esteja em jogo, todos os adversários devem permanecer:
pelo menos 9,15 m (10 jardas) da bola, a menos que estejam em sua própria linha de gol entre os postes
fora da área penal para tiros livres dentro da área penal adversária
Quando três ou mais jogadores da equipe defensora formam um 'muro', todos os jogadores do time atacante devem permanecer a pelo menos 1 m (1 jarda) do 'muro' até que a bola esteja em jogo.
Um tiro livre pode ser executado levantando a bola com um pé ou ambos os pés simultaneamente.
Fintar para cobrar um tiro livre para confundir os adversários é permitido como parte do futebol.
Se um jogador, ao executar corretamente um tiro livre, deliberadamente chutar a bola em um adversário para jogar a bola novamente, mas não de maneira descuidada ou imprudente ou usando força excessiva, o árbitro permite que o jogo continue.
Ofensas e Sanções
Se, no momento da cobrança de um tiro livre, um adversário estiver mais próximo da bola do que a distância exigida, o tiro é repetido, a menos que a vantagem possa ser aplicada; mas se um jogador executa um tiro livre rapidamente e um adversário que está a menos de 9,15 m (10 jardas) da bola a intercepta, o árbitro permite que o jogo continue. No entanto, um adversário que deliberadamente impedir que um tiro livre seja executado rapidamente deve ser advertido por atrasar o reinício do jogo.
Se, quando um tiro livre for executado, um jogador da equipe atacante estiver a menos de 1 m (1 jarda) de uma 'parede' formada por três ou mais jogadores da equipe defensora, um tiro livre indireto será concedido.
Se, quando um tiro livre for executado pela equipe defensora dentro de sua área penal, algum adversário estiver dentro da área penal porque não teve tempo de sair, o árbitro permite que o jogo continue. Se um adversário que estiver na área penal quando o tiro livre for executado, ou entrar na área penal antes que a bola esteja em jogo, tocar ou desafiar a bola antes que ela esteja em jogo, o tiro livre será repetido.
Se, após a bola estar em jogo, o executante tocar a bola novamente antes que ela tenha tocado outro jogador, será concedido um tiro livre indireto; se o chutador cometer uma infração de handebol:
um tiro livre direto é concedido
um pontapé de grande penalidade é concedido se a infração tiver ocorrido dentro da área de grande penalidade do executante, a menos que o executante seja o guarda-redes, caso em que é concedido um pontapé-livre indireto.