Regras do Futebol - Parte 20 - As Atuais Regras do Futebol - O Tiro de Meta
Introdução
O tiro de meta é concedido quando toda a bola ultrapassa a linha de gol, no chão ou no ar, tendo tocado por último um jogador da equipe atacante, e não é marcado um gol.
Um gol pode ser marcado diretamente de um tiro de meta, mas apenas contra a equipe adversária; se a bola entrar diretamente na baliza do chutador, será concedido um pontapé de canto aos adversários.
Procedimento
A bola deve estar parada e ser chutada de qualquer ponto dentro da área de gol por um jogador da equipe defensora
A bola está em jogo quando é chutada e se move claramente
Os adversários devem estar fora da área de grande penalidade até que a bola esteja em jogo
Ofensas e Sanções
Se, após a bola estar em jogo, o executante tocar a bola novamente antes que ela tenha tocado outro jogador, será concedido um tiro livre indireto; se o chutador cometer uma infração de handebol:
um tiro livre direto é concedido
um pontapé de grande penalidade é concedido se a infração tiver ocorrido dentro da área de grande penalidade do executante, a menos que o executante seja o guarda-redes, caso em que é concedido um pontapé-livre indireto
Se, no momento da cobrança de um tiro de meta, algum adversário estiver dentro da área penal porque não teve tempo de sair, o árbitro permite que o jogo continue. Se um adversário que estiver na área penal quando o tiro de meta for executado, ou entrar na área penal antes que a bola esteja em jogo, tocar ou desafiar a bola antes que ela esteja em jogo, o tiro de meta será repetido.
Se um jogador entrar na área de pênalti antes que a bola esteja em jogo e cometer falta ou sofrer falta de um adversário, o tiro de meta será repetido e o infrator poderá ser advertido ou expulso, dependendo da infração.
Para qualquer outra infração, o chute é repetido.