Regras do Futebol - Parte 4 - A Evolução das Regras no Século 21

16/07/2022


PÁGINA INICIAL


FUTPEDIA


MUSICPEDIA


GANTRAX RACING TEAM



No século 21, as principais mudanças a se destacar são a inserção do uso de microchip na bola a partir de 2012 e a regulamentação do VAR (Arbitro de Vídeo). Com o advento de mais tecnologias, foi inevitável o uso delas, apesar da resistência de muitos dirigentes e cartolas do futebol mundial.

Estas serão descritas logo a seguir.


Tecnologia Na Linha do Gol


2012 - O uso de um microchip na bola passou a ser utilizado nas competições organizadas pela Fifa em 2012, encerrando a polêmica sobre a bola ter entrado ou não no gol. A Copa do Mundo de 2014 foi a primeira com a tecnologia.


Imagem de uns dos gols da Alemanha durante a goleada de 7 a 1 no Brasil na Copa do Mundo de 2014
Imagem de uns dos gols da Alemanha durante a goleada de 7 a 1 no Brasil na Copa do Mundo de 2014

Árbitro de vídeo


2016 - A A International Football Association Board (IFAB) aprovou o uso do árbitro de vídeo em junho de 2016. A estreia ocorreu em agosto do mesmo ano.

A A-League, da Austrália, foi a primeira liga profissional a utilizar o tradicional VAR, que debutou em Copas do Mundo na edição de 2018.

A Série A do Brasileirão passou a contar com a ferramenta apenas no ano passado. Já a Copa do Brasil teve o VAR pela primeira vez a partir das quartas de final da edição de 2018.


Sala do VAR durante partida do Campeonato Brasileiro
Sala do VAR durante partida do Campeonato Brasileiro

A Quarta Substituição


2018 - A Copa do Mundo da Rússia foi a primeira em que a quarta substituição foi introduzida. Ela só pode ser feita na prorrogação.




Referências Bibliográficas: