Regras do Futebol - Parte 5 - As Atuais Regras do Futebol - O Campo de Jogo

16/07/2022


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As regras do futebol são responsabilidade da International Football Association Board (IFAB). É o órgão responsável por promulgar as regras e também por fazer as devidas alterações.

As atuais regras do futebol serão colocadas logo abaixo. São 17 regras ao todo.

Neste artigo será descrita a primeira regra: O Campo de Jogo.


Superfície de Campo


O campo de jogo deve ser totalmente natural ou, se as regras da competição permitirem, uma superfície de jogo totalmente artificial, exceto quando as regras da competição permitirem uma combinação integrada de materiais artificiais e naturais (sistema híbrido).

A cor das superfícies artificiais deve ser verde.

Quando superfícies artificiais são usadas em partidas de competição entre equipes representativas de federações nacionais de futebol afiliadas à FIFA ou partidas de competições internacionais de clubes, a superfície deve atender aos requisitos do Programa de Qualidade da FIFA para grama de futebol, a menos que uma dispensa especial seja dada pelo IFAB.


Marcações de campo


O campo de jogo deve ser retangular e marcado com linhas contínuas que não devem ser perigosas; material de superfície de jogo artificial pode ser usado para as marcações de campo em campos naturais se não for perigoso. Essas linhas pertencem às áreas das quais são limites.

Apenas as linhas indicadas na Lei 1 devem ser marcadas no campo de jogo. Onde superfícies artificiais são usadas, outras linhas são permitidas desde que sejam de uma cor diferente e claramente distinguíveis das linhas de futebol.

As duas linhas de limite mais longas são linhas laterais. As duas linhas mais curtas são linhas de gol.

O campo de jogo é dividido em duas metades por uma linha de meio campo, que une os pontos médios das duas linhas laterais.

A marca central está no ponto médio da linha de meio campo. Um círculo com um raio de 9,15 m (10 jardas) é marcado em torno dele.

As marcas podem ser feitas fora do campo de jogo a 9,15 m (10 jardas) do arco de canto em ângulo reto com as linhas de gol e as linhas laterais.

Todas as linhas devem ter a mesma largura, que não deve ser superior a 12 cm (5 ins). As linhas de meta devem ter a mesma largura que os postes e a barra transversal.

Um jogador que fizer marcas não autorizadas no campo de jogo deve ser advertido por comportamento antidesportivo. Se o árbitro perceber que isso está sendo feito durante a partida, o jogador será advertido quando a bola sair de jogo.


  • As medições são do lado de fora das linhas, pois as linhas fazem parte da área que elas delimitam.

  • A marca de pênalti é medida do centro da marca até a borda traseira da linha de gol.


Dimensões


A linha lateral deve ser mais longa que a linha do gol.

  • Comprimento (linha lateral):

    mínimo 90 m (100 jardas)

    máximo 120 m (130 jardas)

  • Comprimento (linha do gol):

    mínimo 45 m (50 jardas)

    máximo 90 m (100 jardas)

As competições podem determinar o comprimento da linha de meta e linha lateral dentro das dimensões acima.


Dimensões Para Partidas Internacionais


  • Comprimento (linha lateral):

    mínimo 100 m (110 jardas)

    máximo 110 m (120 jardas)

  • Comprimento (linha do gol):

    mínimo 64 m (70 jardas)

    máximo 75 m (80 jardas)

As competições podem determinar o comprimento da linha de meta e linha lateral dentro das dimensões acima.


A Área do Gol


Duas linhas são traçadas em ângulo reto com a linha de gol, a 5,5 m (6 jardas) de dentro de cada poste. Essas linhas se estendem até o campo de jogo por 5,5 m (6 jardas) e são unidas por uma linha traçada paralelamente à linha de gol. A área delimitada por essas linhas e a linha de gol é a área de gol.

 

A Área de Pênalti


Duas linhas são traçadas em ângulo reto com a linha de gol, a 16,5 m (18 jardas) de dentro de cada trave. Essas linhas se estendem até o campo de jogo por 16,5 m (18 jardas) e são unidas por uma linha traçada paralelamente à linha de gol. A área delimitada por essas linhas e a linha de gol é a área de pênalti.

Dentro de cada área de pênalti, uma marca de pênalti é feita a 11 m (12 jardas) do ponto médio entre as traves.

Um arco de círculo com um raio de 9,15 m (10 jardas) do centro de cada marca de pênalti é desenhado fora da área de pênalti.


O Escanteio 


A área de canto é definida por um quarto de círculo com um raio de 1 m (1 jarda) de cada bandeira de canto desenhada dentro do campo de jogo.

 

Bandeiras de Escanteio


Um poste de bandeira, com pelo menos 1,5 m (5 pés) de altura, com um topo não pontiagudo e uma bandeira deve ser colocado em cada canto.

Os postes de bandeira podem ser colocados em cada extremidade da linha de meio campo, pelo menos 1 m (1 jarda) fora da linha lateral.


A Área Técnica


A área técnica refere-se a partidas disputadas em estádios com área de estar designada para oficiais de equipe, substitutos e jogadores substituídos conforme descrito abaixo:

  • a área técnica deve estender-se apenas 1 m (1 yd) de cada lado da área sentada designada e até uma distância de 1 m (1 yd) da linha lateral

  • marcações devem ser usadas para definir a área

  • o número de pessoas autorizadas a ocupar a área técnica é definido pelas regras da competição

  • os ocupantes da área técnica:

    • são identificados antes do início da partida de acordo com as regras da competição

    • deve se comportar de maneira responsável

    • deve permanecer dentro de seus limites, exceto em circunstâncias especiais, por exemplo, um fisioterapeuta/médico entrando no campo de jogo, com a permissão do árbitro, para avaliar um jogador lesionado

  • apenas uma pessoa de cada vez está autorizada a transmitir instruções táticas da área técnica


Gols


Uma baliza deve ser colocada no centro de cada linha de baliza.

Uma baliza consiste em dois postes verticais equidistantes dos postes da bandeira de canto e unidos no topo por uma barra horizontal. Os postes e travessão devem ser feitos de material aprovado e não devem ser perigosos. Os postes e travessão de ambas as balizas devem ter a mesma forma, podendo ser quadrada, rectangular, redonda, elíptica ou um híbrido destas opções.

Recomenda-se que todos os gols usados ​​em uma competição oficial organizada sob os auspícios da FIFA ou confederações atendam aos requisitos do Programa de Qualidade da FIFA para Gols de Futebol.

A distância entre o interior dos postes é de 7,32 m (8 jardas) e a distância da borda inferior da barra transversal ao solo é de 2,44 m (8 pés).

A posição dos postes em relação à linha de meta deve estar de acordo com os gráficos.

Os postes e o travessão devem ser brancos e ter a mesma largura e profundidade, que não deve exceder 12 cm (5 ins).

Se o travessão ficar deslocado ou quebrado, o jogo é interrompido até que seja reparado ou recolocado em sua posição. O jogo é reiniciado com uma bola ao chão. Se não puder ser reparado, a partida deve ser abandonada. Uma corda ou qualquer material flexível ou perigoso não pode substituir a travessa.

As redes podem ser presas às balizas e ao solo atrás da baliza; devem estar devidamente apoiados e não devem interferir com o guarda-redes.


Segurança


As balizas (incluindo balizas portáteis) devem estar firmemente presas ao solo.


Tecnologia da Linha do Gol (GLT)


Os sistemas GLT podem ser usados ​​para verificar se um gol foi marcado para apoiar a decisão do árbitro.

O uso da GLT deve ser estipulado no regulamento da competição.

Princípios da GLT

A GLT se aplica somente à linha de gol e é usada apenas para determinar se um gol foi marcado.

A indicação se um gol foi marcado deve ser imediata e automaticamente confirmada em um segundo pelo sistema GLT apenas para os árbitros (através do relógio do árbitro, por vibração e sinal visual); também pode ser enviado para a sala de operação de vídeo (VOR).

Requisitos e especificações da GLT

Se GLT for usado em partidas de competição, os organizadores da competição devem garantir que o sistema (incluindo quaisquer modificações potencialmente permitidas na estrutura do gol ou na tecnologia da bola) atenda aos requisitos do Programa de Qualidade da FIFA para GLT.

Onde GLT é usado, o árbitro deve testar a funcionalidade da tecnologia antes da partida, conforme estabelecido no Manual de Testes. Se a tecnologia não funcionar de acordo com o Manual de Testes, o árbitro não deve usar o sistema GLT e deve relatar isso às autoridades competentes.


Publicidade Comercial


Nenhuma forma de publicidade comercial, real ou virtual, é permitida no campo de jogo, no terreno dentro da área delimitada pelas redes de baliza, na área técnica ou na área de revisão do árbitro (RRA), ou no terreno dentro de 1 m (1 jarda) das linhas limítrofes desde o momento em que as equipes entram no campo de jogo até saírem dele no intervalo e desde o momento em que as equipes reentram no campo de jogo até o final da partida. Não é permitida publicidade nas balizas, redes, postes de bandeira ou nas suas bandeiras e nenhum equipamento alheio (câmaras, microfones, etc.) pode ser afixado a estes itens.

Além disso, a publicidade vertical deve ser pelo menos:

  • 1 m (1 yd) das linhas laterais

  • a mesma distância da linha do gol que a profundidade da rede do gol

  • 1 m (1 jarda) da rede do gol


Logos e Emblemas


É proibida a reprodução, real ou virtual, de logotipos ou emblemas representativos da FIFA, confederações, federações nacionais de futebol, competições, clubes ou outras entidades no campo de jogo, nas redes de baliza e áreas que as delimitam, nas balizas e nas postes de bandeira durante o tempo de jogo. Eles são permitidos nas bandeiras nos postes de bandeira.

 

Árbitros Assistentes de Vídeo (VARs)


Em partidas com VARs deve haver uma sala de operação de vídeo (VOR) e pelo menos uma área de revisão de árbitros (RRA).

Sala de operação de vídeo (VOR)

O VOR é onde trabalham o árbitro assistente de vídeo (VAR), o VAR assistente (AVAR) e o operador de replay (RO); pode ser dentro/próximo do estádio ou em um local mais distante. Somente pessoas autorizadas podem entrar no VOR ou se comunicar com o VAR, AVAR e RO durante a partida.

Um jogador, substituto, jogador substituído ou oficial de equipe que entrar no VOR será expulso.

Área de revisão do árbitro (RRA)

Em partidas usando VARs, deve haver pelo menos um RRA onde o árbitro realiza uma 'revisão em campo' (OFR). O RAR deve ser:

  • em local visível fora do campo de jogo

  • claramente marcado

Um jogador, substituto, jogador substituído ou oficial de equipe que entrar na RRA será advertido.




Referências Bibliográficas: