Regras do Futebol - Parte 6 - As Atuais Regras do Futebol - A Bola
Qualidades e Medidas
Todas as bolas devem ser:
esférico
feito de material adequado
de uma circunferência entre 68 cm (27 ins) e 70 cm (28 ins)
entre 410 g (14 oz) e 450 g (16 oz) de peso no início da partida
de uma pressão igual a 0,6-1,1 atmosfera (600 -1.100 g/cm²) ao nível do mar (8,5 lbs/sq in-15,6 lbs/sq in)
Todas as bolas utilizadas em partidas disputadas em uma competição oficial organizada sob os auspícios da FIFA ou confederações devem atender aos requisitos e ter uma das marcas do Programa de Qualidade da FIFA para Bolas de Futebol.
Cada marca indica que a bola foi oficialmente testada e atende aos requisitos técnicos específicos para essa marca, que são adicionais às especificações mínimas estipuladas na Lei 2 e devem ser aprovadas pelo IFAB.
As competições nacionais da FA podem exigir o uso de bolas com uma dessas marcas.
Em partidas disputadas em uma competição oficial organizada sob os auspícios da FIFA, confederações ou federações nacionais, nenhuma forma de publicidade comercial é permitida na bola, exceto o logotipo/emblema da competição, o organizador da competição e a marca registrada do fabricante autorizado. Os regulamentos da competição podem restringir o tamanho e o número de tais marcações.
Substituição De Uma Bola Defeituosa
Se a bola ficar defeituosa:
o jogo é interrompido e
reiniciado com uma bola ao chão
Se a bola apresentar defeito em um tiro de saída, tiro de meta, escanteio, tiro livre, pênalti ou reposição, o reinício é repetido.
Se a bola se tornar defeituosa durante um pênalti ou chutar da marca de pênalti à medida que avança e antes de tocar um jogador, travessão ou postes, o pênalti é repetido.
A bola não pode ser trocada durante a partida sem a permissão do árbitro.
Bolas Adicionais
Bolas adicionais que atendam aos requisitos da Lei 2 podem ser colocadas ao redor do campo de jogo e seu uso está sob o controle do árbitro.