Sheffield FC

25/08/2022

INTRODUÇÃO


Em 1855, membros de um clube de críquete de Sheffield organizaram partidas oficiais sem regras oficiais. Posteriormente, dois membros, Nathaniel Creswick e William Prest, formaram o Sheffield Football Club.

A reunião inaugural do clube ocorreu em 24 de outubro de 1857 na Parkfield House, no subúrbio de Highfield, em Sheffield. A sede original era uma estufa na East Bank Road, emprestada a eles por Thomas Asline Ward, pai do primeiro presidente do clube, Frederick Ward, e o campo adjacente foi usado como seu primeiro campo de jogo. Inicialmente, os jogos do Sheffield FC eram disputados entre os próprios membros do clube e tomavam o formato de "Casados ​​vs Solteiros" ou "Profissionais vs Restos". 

Creswick e Prest foram responsáveis ​​pela elaboração das regras de jogo do clube, que foram decididas na AGM do clube em 21 de outubro de 1858 e publicadas no ano seguinte. Eles foram referidos como as Regras de Sheffield, e foram o primeiro conjunto detalhado de regras de futebol a ser publicado por um clube de futebol (em oposição a uma escola ou universidade). Na época, antes da formação da Football Association (FA), muitos tipos diferentes de futebol eram populares na Inglaterra. Por exemplo, cada uma das várias escolas públicas jogava futebol de acordo com suas próprias regras individuais, e estas variavam muito.

Começando com a fundação do clube em 1857, o comitê do clube estuda várias regras e códigos do "Mob Football" que era frequentemente jogado nas universidades. Após dois anos de experimentos e debates, eles estabeleceram seu próprio conjunto de leis padronizadas, que se tornaram a base do jogo moderno de hoje. Escrito por Nathaniel Creswick e William Prest, o livro de regras de 1859 é o primeiro conjunto oficial de regras e leis para o jogo e definiu as invenções de escanteio, arremesso lateral, cruzamentos e faltas.


Foto com os primeiros jogadores do Sheffield FC (1857)
Foto com os primeiros jogadores do Sheffield FC (1857)

AS PRIMEIRAS PARTIDAS


Em 1860, no Boxing Day, o Sheffield disputa a primeira partida oficial interclubes do mundo, contra o Hallam F.C em Sandygate Lane, tornando-se assim o primeiro e mais antigo dérbi local do futebol mundial. Na ocasião, o Sheffield FC venceu o Hallam F.C pelo placar de 2 a 0. Este legado sobreviveu desde então, com os dois clubes competindo entre si em um amistoso em nível amador todos os anos.

Equipe do Sheffield FC de 1860, que enfrentou o Hallam F.C
Equipe do Sheffield FC de 1860, que enfrentou o Hallam F.C

Os membros do Sheffield FC são fundamentais para a formação da Associação Inglesa de Futebol (FA). Em 1865, a equipe faz sua primeira partida fora de casa em sua história, quando viaja para enfrentar o Nottinghamshire no Meadows Cricket Ground. A partida foi vencida pela equipe visitante, pelo placar mínimo de um a zero, sob as regras de Nottingham. 

No ano seguinte, a equipe joga sua primeira partida inter-cidades contra o London City no Battersea Park. A visão dos jogadores do Sheffield de dar cabeçadas na bola (origem do cabeceio na bola) leva os jogadores e os torcedores do London City ao ataque de risos. Nesta partida, o Sheffield FC jogou contra o London City sob as regras da FA de Londres, perdendo o jogo por 2 a 0.

Em 1867, é formada a Associação de Futebol de Sheffield, que resolve adotar as Regras de Sheffield. Nesse mesmo ano, é disputado o primeiro torneio de futebol do mundo, a "Youdan Cup", disputado sob as regras de Sheffield. O secretário do Sheffield FC, William 
Chesterman, viaja para Londres com uma carta de apoio à FA para continuar seu trabalho, pois propõe a dissolução da organização em sua reunião anual daquele ano.

Em 1872, Sir Charles Clegg, também conhecido como o "Napoleão do Futebol", joga o primeiro jogo internacional entre Inglaterra e Escócia. Clegg era presença regular na ficha do Sheffield FC e um dos maiores pioneiros do clube. Em 1890, ele se torna presidente da FA.

Em 1873, o Sheffield FC joga sua primeira FA Cup. Na primeira fase, a equipe enfrentou o Shropshire Wanderers, em 30 de outubro de 1873, com a partida terminado em zero a zero, o que forçou uma partida-replay. Na partida-replay, disputada em 17 de novembro de 1873, novo empate em 0 a 0, o que levou a decisão da vaga para um fato inusitado. A partida foi decidida no cara-ou-coroa, com vitória do Sheffield, que avançou para a segunda fase. Foi uma das poucas vezes que uma partida foi decidida no cara-ou-coroa. Já na segunda fase, a equipe enfrentou o Pilgrims em 22 de novembro de 1873, vencendo a partida por 1 a 0, avançando assim para a terceira fase. Já na terceira fase, em 17 de janeiro de 1874, O Sheffield FC enfrentou o Clapham Rovers, sendo derrotado por 2 a 1, e consequentemente sendo eliminado da competição

Nas edições subsequentes da competição, a equipe disputaria outras 5 vezes a competição, alcançando as quartas-de-final por 3 vezes. Seu apoio a competição viu a competição triplicar de tamanho, crescendo de umba copa de Londres para uma competição nacional.

Em 14 de outubro de 1878, o campo do Bramall Lane, em Sheffield, recebe uma partida entre dois times puxados por jogadores locais. Foi a primeira partida da história do futebol a ser disputada sob holofotes. A experiência do futebol noturno foi um grande sucesso, com aproximadamente 20.000 pessoas assistindo ao jogo do Bramall Lane, atual casa do Sheffield United FC.


O DECLÍNIO


O declínio do Sheffield FC se inicia com a profissionalização do futebol, processo que se iniciou em julho de 1885, com os amadores de Sheffield não conseguindo competir com equipes profissionais. Naquele ano, a equipe sofreu pesadas derrotas para Aston Villa, Nottingham Forest e Notts County. Após a legalização do profissionalismo no futebol, o Sheffield FC sugere a criação de uma taça exclusiva para clubes amadores a "FA Amateur Cup". 

O ano de 1885 é considerado um dos anos mais trágicos na história do Sheffield FC, com a morte de William Prest aos 52 anos de idade. Em 10 de fevereiro de 1885, Prest sofre um AVC hemorrágico, com a ruptura de um dos vasos sanguíneos do cérebro, ocasionando em uma convulsão fatal. O outro fundador, Nathaniel Creswick morre em outubro de 1917, aos 86 anos, exatos 60 anos depois de deixar seu legado no futebol

Os maiores destaques do Sheffield FC são: a vitória da FA Amateur Cup em 1904 contra o Ealing, diante de 6000 pessoas, a vitória em um torneio amistoso em 1949 contra o Eidhoven FC por 3 a 0 e um título da divisão dois de 1975-76 da regional de Yorkshire e a copa da liga de Yorkshire em 1978.

O Sheffield Football Club joga atualmente na Northern Premier League Division One East.


CURIOSIDADES


Em 2004, o Sheffield FC foi reconhecido, juntamente com o Real Madrid, com uma ordem de Mérito Centenária, pelos serviços prestados ao futebol e pela mautenção credível dos valores do clube: Integridade, respeito e comunidade. E entre os membros honorário do clube, ninguém menos que Pelé, o rei do futebol.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS