Wanderers F.C
O Wanderers Football Club é um clube profissional de futebol, baseado em Battersea, distrito do borough londrino de Wandsworth.
Foi um dos clubes mais notáveis na Inglaterra nas décadas de 1860 e 1880, principalmente por ter vencido a primeira final da FA Cup, em 1872. Pela influência no jogo de futebol, o Wanderers foi considerado no começo de 1880 o MCC do futebol.
De acordo com C. W. Alcock, "o sucesso do Wanderers é identificado com o sucesso do futebol associação em seus primeiros dias, por isso é impossível tirar o clube de observar as diferentes fases do jogo.".
O clube inicialmente foi fundado como Forest Football Club, em 1859 pelos Old Harrovians (garotos mais velhos da Harrow School) e jogava na Epping Forest (Snaresbrook).
Devido a proximidade com Leytonstone, logo foram chamados de Forest-Leytonstone. Um certo número de jogadores também participaram em outro time feito também pelos Old Harrovians, o No Names of Kilburn. Forest-Leytonstone foi um membro fundador da The Football Association em 1863.
Adotaram o título de "Wanderers" (vagantes) um ano depois, após vagar por Londres até conseguir o Battersea Park. O capitão do time era Charles Alcock, que também foi o diretor da FA de 1870 até 1895 e o idealizador da FA Cup. Ele descreveu o Wanderers como o primeiro time a tentar "estender o futebol a um esquema fixo". O time também tinha A. G. Guillemard, conhecido como "pai" da Rugby Football Union.
Os Wanderers também são notáveis por vencerem a primeira final da FA Cup, que ocorreu no Kennington Oval, Londres, 16 de março de 1872. Eles venceram o Royal Engineers por 1-0, sendo o gol do título feito por Morton Betts. No total, venceram a copa cinco vezes em suas sete primeiras temporadas, entre 1872 e 1878. Embora o Wanderers nunca teve um campo oficial (como o nome sugere), já jogaram em Lillie Bridge e Battersea Park.
A última temporada do clube foi em 1880/81, época em que as escolas já tinham seus clubes individuais (como o Old Etonians e o Old Carthusians). Entretanto, embora o clube tenha se dissolvido naquela época, continuou a jogar uma partida anual em dezembro contra a Harrow School no Oval. A última partida foi em 20 de dezembro de 1887, em que Harrow venceu por 3-1.
Em 2009, depois de 120 anos após a última partida conhecida pelo Wanderers, o clube foi reformado na cidade de Londres, supostamente com a aprovação dos descendentes do fundadores do clube original, com a intenção de jogar amistosos para a caridade. Em 2011, o clube se afiliou a Surrey South Eastern Combination. No dia 7 de novembro de 2012, a equipe jogo contra o Royal Engineers no The Oval em uma revanche da final da Copa da Inglaterra de 1872 a 140 anos, a equipe perdeu por 7 a 1. Wanderers conseguiram a promoção da Surrey South Eastern Combination Junior Division 4 em 2013, depois de terminarem na segunda colocação. Em 2014, o Wanderers conquistou o segundo acesso consecutivo após ganhar a Surrey South Eastern Combination Junior Division 3.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- "The Sporting Gazette" de Sábado, 12 de Março 1870, ver "account of international match of 5 March 1870"
- Association Football, article in the English Illustrated Magazine, 1891, page 284
- Adrian Harvey, Football, p127, (Routledge, 2005)
- reported in The Times, 21 December 1887