Milionário & José Rico
A dupla "Milionário e José Rico" era formada por Romeu Januário de Matos (1940), natural de Minas Gerais, o "Milionário", e por José do Belmonte (1946-2015), o "José Rico", natural de Pernambuco. Os dois se conheceram em São Paulo, no ano de 1970, no hotel em que estavam hospedados.
Conhecido como Milionário, Romeu Januário de Matos trabalhou como garçom, pintor de parede e pedreiro antes de conhecer o sucesso na música sertaneja. Nascido no dia 4 de janeiro de 1940, em Monte Santo de Minas, Minas Gerais, foi para São Paulo em busca de oportunidades de ser artista.
José Alves dos Santos, o José Rico, nasceu no dia 29 de junho de 1946, em São José do Belmonte, Pernambuco. Embora tenha nascido no Nordeste, morou durante a infância em Terra Rica, Paraná. Uma curiosidade é que o cantor alterou o seu nome no cartório para José Rico Alves dos Santos como uma forma de homenagear sua trajetória de sucesso. Também foi para São Paulo em busca de uma chance na carreira artística.
Romeu cantava em dupla desde pequeno e José Rico atuava em um trio com dois violões e um acordeon. Ao conhecer Romeu, José Rico deixou o trio e formaram uma dupla que passou a se chamar "Milionário e José Rico". Nesse mesmo ano gravaram o primeiro disco. O sucesso só veio em 1973, quando gravaram pela Continental/Chantecler.
O sucesso maior da dupla se firmou em 1978, com a música "Estrada da Vida", uma canção rancheira de autoria de José Rico que deu título ao disco. A música deu origem ao filme homônimo, baseado na vida dos dois artistas, que foi um grande sucesso.
Os dois se destacaram no cenário musical por conta das músicas raiz com influências externas e o uso de harpas, trompetes e acordeom. Eles também mostravam referências para outros ritmos, como os da cultura mexicana, cigana, paraguaia e gaúcha.
Os desentendimentos e o grande retorno
O cotidiano dos artistas envolvia muita música e atritos, pois eles eram muito diferentes, assim, foram inúmeros os desentendimentos ao longo da carreira. Em 1991, essa convivência conflituosa levou os cantores a uma separação. Depois de gravar o disco "Vontade dividida", eles anunciaram a separação em um show feito em Ipuã, em São Paulo.
Eles ficaram separados por três anos, período em que José Rico lançou dois discos do projeto solo. Milionário também não ficou parado e se juntou ao Mathias, da dupla Matogrosso & Mathias, e também gravou um álbum com Robertinho, da dupla Léo Canhoto e Robertinho. Apesar de todo o tempo separado, os dois voltaram a cantar juntos em 1994. Nesse ano, gravaram seu primeiro CD, chamado "Nasci para te amar".
A morte de José Rico
No ano de 2015, José Rico faleceu em decorrência de um infarto, deixando seu companheiro e amigo Milionário muito abalado. O Brasil sentiu a perda de um dos maiores nomes da moda sertaneja. Em 2016, Milionário formou uma dupla com Marciano, que havia se separado de João Mineiro, em 1993. Em 2019, Marciano faleceu.
MILIONÁRIO & JOSÉ RICO - FUTPEDIAMUSIC SELECTION
No botão abaixo, estarão disponíveis 20 músicas gratuitas para download.
Necessário descompressor/extrator de arquivo .zip ou .rar
Também disponível em Spotify