Muddy Waters
McKinley Morganfield, conhecido profissionalmente como Muddy Waters, foi um cantor, compositor e músico de blues americano que foi uma figura importante na cena do blues do pós-guerra e é frequentemente citado como o "pai do blues moderno de Chicago".
Muddy nasceu em 4 de abril de 1913 em Issaquena County, Mississippi, Estados Unidos. O nome artístico (em português, Águas Lamacentas) ele ganhou devido ao costume de quando criança brincar em um rio.
Aos 13 anos, iniciou sua infindável relação com a música, começando a tocar gaita, até que um dia, teve o privilégio de ver duas lendas do Blues tocarem: Charley Patton e Son House. Este último, inclusive, foi uma grande influência para ele, por ensinar Muddy como tocar guitarra slide com uma garrafa de vidro, o que o levou a trocar de instrumento aos 17 anos. Ele mudaria-se mais tarde para Chicago, Illinois, onde trocou o violão pela guitarra elétrica. Sua popularidade começou a crescer entre os músicos negros, e isso o permitiu passar a se apresentar em clubes de grande movimento. A técnica de Waters é fortemente característica devido a seu uso da braçadeira na guitarra. Suas primeiras gravações pela Chess Records apresentavam Waters na guitarra e nos vocais apoiado por um violoncelo. Posteriormente, ele adicionaria uma seção rítmica e a gaita de Little Walter, inventando a formação clássica de Chicago blues.
Com sua voz profunda, rica, uma personalidade carismática e o apoio de excelentes músicos, Waters rapidamente tornou-se a figura mais famosa do Chicago Blues. Até mesmo B. B. King referiria-se a ele mais tarde como o "Chefe de Chicago". Suas bandas eram um "quem é quem" dos músicos de Chicago blues: Little Walter, Big Walter Horton, James Cotton, Junior Wells, Willie Dixon, Otis Spann, Pinetop Perkins, Buddy Guy, e daí em diante.
As gravações de Waters do final dos anos 50 e começo dos 60 foram particularmente suas melhores. Muitas das músicas tocadas por ele tornaram-se sucesso: "I've Got My Mojo Working", "Hoochie Coochie Man", "She's Nineteen Years Old" e "Rolling and Tumbling", grandes clássicos que ganhariam versões de várias bandas dos estilos mais diversos.
Sua influência foi enorme em muitos gêneros musicais: blues, rhythm and blues, rock, folk, country. Foi Waters quem ajudou Chuck Berry a conseguir seu primeiro contrato.
Suas turnês pela Inglaterra no começo dos anos 60 marcaram provavelmente a primeira vez que uma banda pesada, amplificada, se apresentou por ali (certo crítico sentiu-se obrigado a sair de um show para escrever sua análise por achar que a banda tocava muito alto). As músicas de Waters inclusive exerceram grande influência nas bandas britânicas. O Rolling Stones tirou seu nome de "Rollin' Stone", de 1950, mais conhecida como "Catfish Blues". Um dos maiores sucessos do Led Zeppelin, "Whole Lotta Love", foi baseado em "You Need Love", composta por Willie Dixon . Foi Dixon quem compôs algumas das músicas mais conhecidas de Muddy Waters, como "I Just Want to Make Love to You", "Hoochie Coochie Man" e "I'm Ready".
Entre outras canções com as quais Waters tornou-se conhecido estão "Long Distance Call", "Mannish Boy" e o hino do rock/blues "I've Got My Mojo Working".
Ao longo da história, tornou-se um verdadeiro mestre do Blues, pois não é a toa que o próprio Rei BB King costumava chamar Muddy de "O Chefe do Chicago Blues". A quantidade de artistas e bandas da qual foram influenciados por Muddy não caberiam nestas mal traçadas linhas. De Eric Clapton a Rolling Stones, de Johnny Winter a Rory Gallagher, praticamente qualquer músico que tenha o Blues como uma arte de paixão fundamental, tem em Muddy Waters como uma das principais fontes de inspiração, graças ao seu estilo explosivo, poderoso e cheio de alma de cantar e tocar.
Ao longo de sua carreira, produziu grandes obras que hoje em dia são consideradas verdadeiras pérolas sagradas do gênero. Álbuns espetaculares como "Muddy At Newport" (1960), " The Folk Singer" (1964), "Electric Mud" (1968) "Hard Again" (1977) e "I'm Ready" (1978) funcionam perfeitamente como discoteca básica do Blues.
Muddy faleceu em 1983 aos 70 anos de idade, mas sua existência e genial legado serão para sempre celebrados e aclamados por todos aqueles que vêem o Blues não só como um dos gêneros musicais mais fascinantes de todos os tempos, mas também como um estilo de vida.
MUDDY WATERS - FUTPEDIAMUSIC SELECTION
No botão abaixo, estarão disponíveis 10 músicas para download.
Necessário descompressor/extrator de arquivo .zip ou .rar
Também disponível em Spotify