Stevie Ray Vaughan
Stephen Ray "Stevie Ray" Vaughan (Dallas, 3 de outubro de 1954 — East Troy, 27 de agosto de 1990) foi um guitarrista, cantor e compositor de blues elétrico norte-americano. Era o líder da Double Trouble.
Com seu jeito surpreendente de tocar guitarra, Stevie Ray Vaughan deu início ao renascimento do blues dos anos 80. Vaughan inspirou-se igualmente em bluesmen como Albert King, Buddy Guy e Albert Collins e em músicos de rock & roll como Jimi Hendrix e Lonnie Mack, bem como em guitarristas de jazz como Kenny Burrell e Wes Montgomery, desenvolvendo um estilo exclusivamente eclético e ardente que soava como nenhum outro guitarrista, independentemente do gênero. Vaughan preencheu a lacuna entre o blues e o rock como nenhum outro artista fez desde o final dos anos 60. De 1983 a 1990, Stevie Ray foi a estrela principal do blues americano, esgotando consistentemente os shows enquanto seus álbuns regularmente iam para o disco de ouro. Sua trágica morte em 1990, aos 35 anos, interrompeu uma carreira brilhante no blues e no rock & roll americano, no momento em que ele estava à beira do estrelato.
Nascido e criado em Dallas, Vaughan começou a tocar violão aos 7 anos, inspirado pelo irmão mais velho, Jimmie. Aos 12 anos ele tocava em bandas de garagem e, em poucos anos, juntou-se a bandas semiprofissionais que ocasionalmente faziam shows em boates locais. Aos 17 anos ele abandonou o ensino médio para se concentrar em tocar música. Em 1970, Stevie tocava em uma banda de sopros de nove integrantes e então formou sua primeira banda de blues, Blackbird, um ano depois. Blackbird mudou-se para Austin e depois de mais algumas passagens por várias bandas, Vaughan se juntou a Paul Ray and the Cobras em 1975. Os Cobras foram a Banda do Ano de Austin em 1976. Depois de pagar suas dívidas como sideman, Stevie formou a Triple Threat Revue em 1977. Triple Threat Revue em 1977. Triple Threat Revue em 1977. Threat também contou com a participação do baixista WC Clark e da vocalista Lou Ann Barton. Barton deixou a banda em 1979 e o grupo se tornou Double Trouble, nome inspirado na música de Otis Rush. Double Trouble contou com Jack Newhouse no baixo, Chris Layton na bateria e Vaughan se tornou o vocalista da banda. Em 1981, Tommy Shannon entrou no baixo e o power trio foi montado.
No início dos anos 1980, Stevie Ray Vaughan e Double Trouble tocaram no circuito de clubes do Texas, tornando-se uma das bandas mais populares da região. Em 1982 a banda tocou no Montreux Jazz Festival e sua apresentação chamou a atenção de David Bowie e Jackson Browne. Após a apresentação de Double Trouble, Bowie convidou Vaughan para tocar em seu próximo álbum, Let's Dance, que, com a guitarra solo de Stevie em seis das oito músicas, se tornou o disco mais vendido de Bowie até o momento. Depois de uma jam noturna no bar dos artistas, Jackson Browne ofereceu ao grupo tempo de gravação gratuito em seu Downtown Studio em Los Angeles. Pouco depois, o lendário produtor John Hammond conseguiu um contrato de gravação com Vaughan e Double Trouble com a Epic, e a banda gravou seu álbum de estreia em dois dias durante o fim de semana de Ação de Graças no Downtown Studios.
O álbum de estreia de Vaughan, Texas Flood, foi lançado no verão de 1983, alguns meses depois do lançamento de Let's Dance, de Bowie. A publicidade sobre o fato de o empresário de Stevie tê-lo retirado da turnê mundial de Bowie em 1983 para apoiar o disco do próprio Vaughan rendeu-lhe bastante atenção, mas Texas Flood foi um sucesso de bilheteria no blues; recebendo críticas positivas em publicações de blues e rock, alcançando a posição 38 nas paradas e passando para estações de rádio de álbum de rock. Vaughan e Double Trouble iniciaram uma turnê de sucesso e rapidamente gravaram seu segundo álbum, Couldn't Stand the Weather, lançado em maio de 1984. O álbum teve mais sucesso que seu antecessor, alcançando a posição 31 nas paradas; no final de 1985, o álbum ganhou disco de ouro. Double Trouble adicionou o tecladista Reese Wynans em 1985, antes de gravarem seu terceiro álbum, Soul to Soul. O disco foi lançado em setembro de 1985 e também fez bastante sucesso, alcançando a posição 34 nas paradas.
Embora sua carreira profissional estivesse em alta, Vaughan estava afundando profundamente no alcoolismo e no vício em drogas. Apesar de sua saúde debilitada, Vaughan continuou a se esforçar até o ponto de colapso na Alemanha no final de setembro de 1986. Quase três semanas da turnê europeia foram canceladas enquanto Vaughan se reabilitava com sucesso nos Estados Unidos. A banda lançou o álbum duplo ao vivo Live Alive em novembro de 1986 e lançou uma extensa turnê americana de divulgação. Embora a agenda de turnês da banda tenha diminuído um pouco, Vaughan realizou muitos shows em 1988, incluindo a abertura da turnê Robert Plant, uma apresentação no New Orleans Jazz & Heritage Festival, uma turnê europeia e ainda encontrou tempo para gravar seu quarto álbum. O disco resultante, In Step, apareceu em junho de 1989, alcançando a 33ª posição nas paradas, ganhando um Grammy de Melhor Gravação de Blues Contemporânea e ganhando disco de ouro pouco mais de seis meses após seu lançamento.
Na primavera de 1990, Stevie Ray gravou um álbum com seu irmão Jimmie, com lançamento previsto para o outono daquele ano. No final do verão de 1990, Vaughan e Double Trouble iniciaram uma turnê americana como atração principal. Em 26 de agosto de 1990, seu show em East Troy, WI, terminou com um bis com os guitarristas Eric Clapton, Buddy Guy, Stevie Ray Vaughan, Jimmie Vaughan e Robert Cray. Após o show, Stevie Ray embarcou em um helicóptero com destino a Chicago. Minutos após a decolagem às 12h50, o helicóptero caiu, matando Vaughan e os outros quatro passageiros. Ele tinha apenas 35 anos.
Family Style, o álbum dos Vaughan Brothers foi lançado em setembro e entrou nas paradas em sétimo lugar. Family Style iniciou uma série de lançamentos póstumos que foram tão populares quanto os álbuns que Vaughan lançou durante sua vida. The Sky Is Crying, uma coleção de cenas de estúdio compiladas por Jimmie, foi lançada em outubro de 1991; entrou nas paradas em décimo lugar e ganhou disco de platina três meses após seu lançamento. In the Beginning uma gravação de um show do Double Trouble em 1980 foi lançada no outono de 1992 e a compilação Greatest Hits foi lançada em 1995. Em 1999 os álbuns originais de Vaughan foram remasterizados e relançados com The Real Deal: Greatest Hits Vol. 2 também aparecendo naquele ano. O ano de 2000 viu o lançamento da caixa de quatro discos SRV, que se concentrou fortemente em outtakes, performances ao vivo e raridades.
STEVIE RAY VAUGHAN - FUTPEDIAMUSIC SELECTION
No botão abaixo, estarão disponíveis 14 músicas para download.
Necessário extrator/descompressor de arquivo .zip ou . rar
Também disponível em Spotify